terça-feira, 30 de dezembro de 2014

BREVE NOTA SOBRE A CULTURA TUPINIQUIM

Durante muito tempo a mediocridade da cultura tupiniquim fora definida pelo tripé  composto pelo futebol, carnaval e bunda. Hoje sabemos que o arremedo cultural brasileiro transcende em mediocridade tal estereotipo. Poder-se-ia dizer que o ethos nacional é definido pela Corrupção, Preconceito, Putaria, Preguiça e conveniente incompetência.

Por aqui nada é feito para dar certo... 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CRÔNICA DE UM COTIDIANO POLITICO


Vivemos tempos convulsos e turvos onde o poder e seus discursos tentam desesperadamente inventar uma realidade contraria ao cotidiano assombro coletivo de nossa desfuncional sociedade.

Mas a vida já não cabe nos telejornais ou nos discursos oficiais.
Tudo é cada vez mais inquietude e absurdo.

Vivemos tempos de urgências de futuros contra as mesmices caducas do dia a dia.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FUNDAMENTOS DA TRADIÇÃO AUTORITÁRIA TUPINIQUIM

Em que pese o paradoxo das “ideias fora do lugar” e sua pressuposta originalidade teórica, o fato é que a America ainda permanece como um continente a ser inventado segundo a possibilidade “positiva” do inédito.

No caso da America portuguesa ( Brasil),  a retórica do estado nação sempre serviu para impor o ideal abstrato de Estado a uma realidade complexa e plural através da construção de uma tradição autoritária fundada pela promiscuidade entre o universo público e privado , além da autonomia de oligarquias políticas contra o reconhecimento da opinião pública como fonte de soberania.


PT E PATOLOGIA POLITICA


A quantidade de blogueiros e twitteiros partidários da estrelinha (alguns remunerados) que atualmente polui a web é um dos vários aspectos do modo muito estranho de funcionamento da maquina dinástica petista que cada vez mais se revela como um insano leviatã.
A preocupação em rebater veementemente qualquer critica ou posição contraria alardeada seja na rede social ou na imprensa, revela o traço autoritário da persona politica estrelinha, seu messianismo delirante na construção da mítica da solução magica das mazelas sociais, na invenção de uma conspiração direitista* para vencer a luz vermelha de sua estrela e provocar um retorno das trevas dos anos pré PT atinge as raias do ridículo e do absurdo.
Nunca antes se viu um partido tão ideologicamente surtado chegar ao poder em toda história deste país.

 * não que não exista um novo discurso de direita, mas a fala do próprio PT é uma das variantes deste discurso.

domingo, 7 de dezembro de 2014

PREMATURA MENSAGEM DE ANO NOVO.... 2015 VAI SER FODA!

2015 será  o ano da queda da bastilha
Para dinastia petista
E a era do terror para os insatisfeitos de direita.

Não acreditamos  em nada.

Nossa revolução é anárquica
E se dá por satisfeita
Por esmurrar todas as possíveis certezas
Que sustentaram,
Entre a hipocrisia e a burrice,
Esse lixo de vida
Que até agora nos fez possível.

Estamos ainda aprendendo a brincar
Com o impossível....


MENSAGEM DE FIM DE ANO

É fim de ano!
Tempo de hipocrisia.
Deixe suas magoas em um canto.
Confraternize-se,
Mesmo que em má companhia.
É dezembro.
Decore a casa para o natal,
Compre presentes,
Faça planos para o ano vindouro.

Esqueça que você pode morrer amanhã.

O DESPOTISMO PETISTA E A CORRUPÇÃO

Em tempos de governismo dinástico  petista o governo ainda se faz de vítima das denúncias da Operação Lava Jato afirmando “rompimento de sigilo”, “divulgação de informações  seletivas”, como  e qualquer apuração da corrupção só fosse legitima se promovida pelo próprio PT.
Por outro lado, entretanto, os condenados do mensalão do PT, não foram expulsos do partido, ao contrário do apregoado pelo discurso governista no que diz respeito ao trato com seus corruptos revelados.

Assim, o PT se comporta como um déspota esclarecido que justifica seus atos inspirado por algum tipo de direito divino, e não no das urnas, que pressupõe o respeito ao jogo democrático, ditando a realidade  contra a própria sociedade.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A PÚDRIDA CONJUNTURA TUPINIQUIM


Corrupção: do latim corruptus que  significa “quebrado em pedaços”  ou “apodrecido”, “pútrido”, significado que nos remete o verbo corromper.

Dai podemos dizer que a realidade politica tupiniquim simplesmente apodreceu.

Vivemos em um país podre.