terça-feira, 29 de setembro de 2015

TESTEMUNHO DE UM JOVEM ANARQUISTA

Eu não amo este país.
Não faço  parte
Do circo armado
Da idolatrada pátria.
Sou um párea,
Individuo livre
Que não aceita a migalha
De qualquer mentira nacional.
Sobreviver é meu único ideal.
Despreso bandeiras, políticos,
Policia e famílias.
Odeio todas as religiões.

A liberdade é minha única bandeira.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A SOMBRA DO TERCEIRO MUNDO

È preciso que sempre se repita que o Brasil não é  o melhor lugar do mundo para se viver. Os que forem antipático a tal afirmação, responderão que também não é o pior. Mas o ponto é que não há do que se orgulhar de ter nascido neste ponto ermo nos trópicos e em uma sociedade tão disfuncional  para a maioria da população.

Por aqui aqueles que não nascem em berço de ouro, estão fadados por regra a um existir limitado e medíocre. Fadados a uma educação precária jamais farão uma satisfatória ideia do mundo em que vivem. Muito menos da precariedade material e cultural da vida que levam.


A grande tragédia de se viver na periferia do mundo ocidental é que não percebemos o quanto existimos a margem da cultura global que hoje define a contemporaneidade. Afinal, já desconhecem o pejorativo e abandonado conceito de “terceiro mundo”.

sábado, 26 de setembro de 2015

A JUSTIÇA É JUSTA?

O poder judiciário e toda a estrutura legal de uma sociedade não tem como objetivo último promover a justiça  e construir uma sociedade justa.  Trata-se apenas de  reproduzir  a sociedade no que ela tem de pior e melhor de modo curiosamente ambíguo.  E aqueles que o fazem não passam de uma elite de bem ajustados a sociedade vigente. Os que vivem da lei tendem a ser conservadores e tementes a autoridade. Justamente por isso  entendo por justiça algo que é maior do que qualquer lei ou  corte suprema.


O judiciário faz parte do poder e sempre tenderá a perpetua-lo. No fundo este  é seu verdadeiro papel.  Uma sociedade justa e funcional não depende tanto do coercitivo da lei. Quanto mais leis pior a sociedade. Isto se aplica perfeitamente a sociedade tupiniquim.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE NO BRASIL DE HOJE

O que torna estas terras tupiniquins um lugar insuportável de se viver é acima de tudo a falta de seriedade, de realidade de suas instituições de poder e o obscurantismo  que caracteriza o nível cultural da maioria da população.


Por aqui a bestialização  arremeda a civilização e o futuro é sempre uma ilusão do eterno arcaísmo nosso de cada dia. Não vivemos em um país de virtudes, mas de perversões. Estamos a margem da contemporaneidade em um projeto de ocidente europeu que, longe de reinventar-se nos trópicos, se corrompeu desde o princípio. A falência do sistema político brasileiro, cada vez mais evidente diante dos escândalos de corrupção estrutural, revelam o tamanho do beco sem saída em que nos encontramos atualmente do ponto de vista da contemporaneidade ocidental.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EM NOME DA ORDEM OU SOBRE A IDIOTICE DO PODER

Em todas as épocas, em todas as crises, o discurso do poder estabelecido é sempre o mesmo: Tudo deve ser feito para salvar a hipocrisia e o estado de insensatez em que vivemos. Deve-se salvaguardar a ordem e não as pessoas.

Delinquentes e perturbadores da “paz publica” devem ser combatidos. Não importa o que eles dizem, o que estão propondo ou as contradições da realidade. Todos simplesmente precisam continuar sendo idiotas e mansos para o bom funcionamento das relações de poder e autoridade.


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O CAOS NA ORDEM DO DIA

No Brasil o caos sempre está na ordem do dia.

Sustentamos  um Estado e os políticos mais caros e incompetentes  do mundo . Vivemos de uma economia capenga, de um nível tecnológico e educacional assustadoramente baixo, e de igrejas e templos que se multiplicam , aumentam a concentração de renda entre os aproveitadores da fé popular e dos acaismos culturais.

Vivemos em um país medíocre e periférico como se estivéssemos no centro do mundo.


Mas o caos sempre está  na ordem do dia...

SOBRE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA


A dignidade da pessoa humana é um dos princípios democráticos menos considerados em terras tupiniquins. Por aqui as pessoas pouco importam e são tratadas como bicho em situações diversas de vulnerabilidade. Seja ao depender de atendimento médico em um hospital público e, até mesmo, privado, seja  através da péssima qualidade do transporte público nos grandes centros urbanos e outros diversos outros casos.
A maioria da população vive como gado e entregue a própria sorte.


domingo, 20 de setembro de 2015

REALIDADE MIDIÁTICA


A mídia  inventa a realidade.
Dita padrões e valores
Contra a transformação da sociedade.
Faz tudo parecer suportável,
Solucionável.
Condena exageros e extremismos.
Faz valer sempre a ordem,
Nunca a contestação.
Sempre nos diz:
Não pense,Consuma

E viva como todo mundo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PERIFERIA E REALIDADE NACIONAL

As leituras oficiai sobre as constantes crises políticas e econômicas  em países de periferia da sociedade ocidental, não raramente são retratadas pelo discurso da ordem como uma mera questão institucional e administrativa, uma crise de governo . Mas  nestas periferias o  Estado é tão precário em suas rotinas de funcionamento quanto a própria sociedade, normalmente, composta em sua esmagadora maioria, por indivíduos incapazes de qualquer satisfatório nível de consciência critica.


O arcaísmo é a regra na periferia que, normalmente,  cultiva provincianismos e ilusões de progresso contra a simples ideia de que  tudo o que lhe define é o arcaísmo e o bizarro de uma quase civilizada barbárie.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CONTRA OS HIPÓCRITAS DE TERNO E GRAVATA

Quem ainda confia naqueles  que usam terno e gravata para impor algum respeito?
Pastores, políticos e advogados, vocês estão nus aos olhos da crítica e da lucidez.
Seus  terninhos e cabelinhos bem cortados já não enganam ou intimidam ninguém.
Sabemos agora que aqueles que falam em nome da ordem, dos princípios e da seriedade, são os mais depravados e vivem da mais descarada hipocrisia.
Não acreditamos mais em boas intenções.
Não confiamos em aparências.

Então siga seu caminho.
Pois eu prefiro ficar aqui
brincando com o impossível
e o sem lugar do mundo.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

A ESTUPIDEZ NACIONAL

A estupidez define a realidade tupiniquim.
Vivemos  sempre de governos estúpidos,
de uma economia e sociedade estupidas,
de uma cultura estupida,
de  reclamações estupidas,
de  futuros estúpidos
e também de versos estúpidos

como os aqui presentes.

domingo, 13 de setembro de 2015

O GRANDE DESASTRE EDUCACIONAL BRASILEIRO

O grande desastre da educação tupiniquim está no fato de que todos pensam a escola em função do mercado de trabalho. Não há quem não estude pensando em ganhar dinheiro. Os mais humildes estudam o suficiente para garantir um emprego qualquer, a classe media se empenha  a qualificar-se para os melhores empregos e a elite  educa seus rebentos apensas para se perpetuar como tal.

Ninguém estuda para aprender a pensar, para ilustrar-se , observando o velho jargão iluminista. Os poucos que aprendem a pensar preferem fazê-lo bem longe daqui, em qualquer parte da Europa ou da America do Norte. E não há porque condena-los.


Mas o importante aqui é a conclusão fatal: NO BRASIL AS PESSOAS NÃO PENSAM. ELAS TEM OPINIÕES.... AS PIORES POSSÍVEIS.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

NAÇÃO E PODER

As pessoas vivendo para o seu próprio umbigo
E desfilando o orgulho nacional.
Assim sonham os governantes
Enquanto desfrutam  do dinheiro de todos
Ao sabor de seus delírios pessoais.
Toda nação é um circo,
Um teatro de absurdos.
Não se iludam com a seriedade ilusória
Dos jornais.
Nada nunca vai bem

Onde o poder  vale mais.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE FALIDA

Durante algum tempo acreditei nas mentiras sobre direitos e cidadania, achei que a realidade era maior que o caos de fatos que constantemente me surpreendia. Mas estava enganado...

Vivíamos em uma república de faz de conta onde imperava o delírio e a hipocrisia. Tudo sempre ia de mau a pior. Mas seguíamos mansamente nossas vidas em meio ao caos dos fatos. Algumas pessoas ainda sonham em mudar o mundo e a sociedade. Sobreviver aquela porcaria toda já me parecia um desafio demasiadamente difícil...

Então não me venham falar da merda da política e dizer que preciso me importar com essa porra toda. Estamos todos a deriva. Somos náufragos de uma sociedade falida.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

NÃO VOTE!

A crítica radical em alguns momentos é mais importante do que propor alternativas. Assim sendo, diria que eleições em terras tupiniquins baseiam-se atualmente  na seguinte filosofia tosca: Escolha entre a merda e a bosta para passar quatro anos vivendo de cocô. Esta é a melhor avaliação possível do atual sistema político que privilegia  a manutenção de oligarquias no poder e a política como um grande e  próspero negócio.
Te tanto votar e legitimar um jogo de cartas marcadas vivemos cotidianamente do  absurdo como princípio.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A DECADÊNCIA DA OPINIÃO PÚBLICA

Atualmente as pessoas são incapazes de pensar e falar sobre política sem caírem nos lugares comuns pseudo ideológicos e opiniões vazias de pouca fundamentação.  Poucos demonstram a capacidade de pensar criticamente ou propor algo realmente viável em termos de projeto de sociedade.

Mas a verdade é que já não temos mais um projeto de sociedade. Apenas opiniões e cacos de utopia. O resto é o discurso fácil e tacanho de nosso odioso dia a dia.