segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ned Ludd (org) URGENCIA DAS RUAS: Black Block, Reclaim the streets e os dias de ação



“Urgência das ruas é uma antologia de mensagens trocadas na preparação das festas contra o Capital. Alguns textos são assinados, outros anônimos, a maioria veiculada pela internet. Estão organizados cronologicamente e mostram que tudo começou antes e longe de Seatttle. Quando a esquerda tradicional ainda choramingava pela suposta apatia das novas gerações.

São textos de origem diversa, com propostas diferentes, contraditórias, ingênuas as vezes. Trazem à tona as reflexões e modos de ação de grupos anticapitalistas como o Black Block, o Reclaim the Streets, os Tute Bianche, entre outros que tem se manifestado nos Dias de Ação Global e principalmente nas tentativas de impedir as reuniões das maiores instituições do Capitalismo Global.

Para aqueles que reclamam que estes movimentos não tem proposta, será talvez  uma surpresa descobrir o quanto as propostas são discutidas, os dogmas são detonados. A autocritica é constante.

Em vez de responder as histéricas acusações de que seriam violentos- uma discussão freqüente nos meios de comunicação, que tenta  inclusive encobrir seus reais objetivos e propostas, e criminaliza-los-, estes grupos denunciam outras formas de violência que o capitalismo exerce  sobre as pessoas.

Eles vão as ruas, entram em confronto com policiais de todas as nações, fantasiam-se, agem de forma não violenta mas não abrem mão da violência para se defenderem, e destroem os ícones da economia global.

Urgência das Ruas, um relato dos subterrâneos da luta contra o sistema.”

Ned Ludd (org)  URGENCIA DAS RUAS: Black Block, Reclaim the streets e os dias de ação global.SP: Conrad Editora do Brasil, 2002 ( Coleção Baderna)

Nenhum comentário: