segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ARTISTA

Nunca quis ser um trabalhador
honesto e conformado,
Muito menos um empresário
Ou político bem sucedido.

Recuso o povo e a elite.
Quero outra forma de viver
Que não cabe no limitado
Jogo social da sociedade do Capital.

Durante toda a minha vida,
Quis ardentemente
Ser 100% apenas  um artista.

BRASIL: PAÍS MEDIOCRE

O Brasil é um país triste.
Reina aqui o cinismo,
A corrupção,
O elitismo,
A vaidade,
E a exploração.

Há uma civilização  de merda,
De inventados heróis  da ordem,
Que cantam um futuro de porcarias
No Reino das hipocrisias .

O Brasil é  tosco,
Obsceno
E faz da religião
Seu mais íntimo vício.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

CRIANÇAS MORTAS



Há crianças prematuramente mortas pelo imperativo da razão triunfante.
São vitimas da história,
Dos abismos cotidianos
Que decoram a miséria do nosso tempo presente.

Infantes aos quais é negada a possibilidade de crescer,
De viver,
Pelos imperativos insanos da realidade inóspita
de uma sociedade que não se importa.

domingo, 22 de setembro de 2019

O BRASIL É UMA MERDA DE LUGAR

O Brasil sempre foi um país conservador e escroto. Um  lugar hostil a generosidade e a civilidade. 

O brasileiro médio cultiva aquele tipo de burrice arrogante que toma por virtude  a ignorância.  

A diferença é  que agora não  há  mais como esconder isso falando em carnaval,  samba e praia.

Vivemos em um dos piores países do mundo. Aqui todo horror é  naturalizado e justificado pela ordem e progresso de um arcaísmo universal.

AMBIÇÃO PESSOAL E CONSERVADORISMO

A maioria das pessoas só  está preocupada com dinheiro, poder e verdade. Não  querem mais do que conquistar um lugar na ordem do mundo.

Elas não  se importam com as injustiças sociais ou com o destino da humanidade. Querem apenas conquistar um lugar ao sol. Por isso são capazes de normalizar os mais extremos absurdos, compactuar com qualquer forma de barbárie.

A ambição  pessoal é  amiga do conformismo e da injustiça.  Isso ajuda a entender a força do conservadorismo em uma sociedade em crise.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

BOLSONARO E A OPOSIÇÃO




Em entrevista publicada no site do jornal El Paísº, o cientista politico chileno Cristóbal Rovira Kawltirasser, especialista em democracia e populismo na America Latina, comparando Trump e Bolsonaro, aponta diversos aspectos de como o populismo conservador que ambos representam fragiliza a democracia. Entre tais razões encontra-se o fato de que  tanto as elites politicas quanto os eleitores, enxergaram neles um receptáculo para seu descontentamento com o stablishment  representado por todas as forças tradiconiais do jogo politico. Principalmente com as de esquerda( ou do campo progressista), dado a encluzilhada a qual a redemocratização nos levou através da consiolidação de um sistema politico corrupto e viciado. Foi justamente a desconfiança e antipatia pela classe politica, que levou ao sucesso  aberrações eleitoreiras como Trump ou Bolsonaram.  

No caso deste ultimo, não deve surpreender sua baixa aprovação popular com menos de um ano de governo, sempre variando em torno dos 30 %. O determinante para ele  é a rejeição muito mais ampla dos políticos e partidos  convencionais. Mesmo que Bolsonaro, diferente de Trump, represente justamente a mais repugnante escoria da velha politica de sempre, muito bem  atestada pela nulidade de sua longa carreira parlamentar, ele foi consagrado como avatar de um  protesto eleitoral ingênuo que ainda possui muito folego. Resta saber apenas  se isso assegurará sua reeleição.

 O que é mais do que certo , até agora, é que seu desgaste não representa o fortalecimento das oposições. Muito menos radicaliza o descontentamento com a classe politica, abrindo a possibilidade de um novo 2013. Coletivamente estamos presos a mediocridade e absoluta obscenidade politica que é o atual governo.

O absurdo foi normalizado em um grande consenso nacional. Todas as merdas feitas e ditas por Bolsonaro e seus ministros fazem hoje parte do jogo do poder agora. Mas pode  chegar um ponto em que a democracia terá que expurgar tal aberração em nome da garantia da ordem das coisas.  Na atual conjuntura, apenas o próprio conservadorismo e seu desencanto parece ter a necessária energia para derrubar Bolsonaro.



domingo, 15 de setembro de 2019

O GRANDE VAZIO DO DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA


O 15 de setembro foi estabelecido como dia Internacional da democracia pela ONU em 2007. A referência adotada para escolha da data foi a Declaração  Universal da Democracia pela UIP ( União  Interparlamentar).


Em um mundo de tantas desigualdades e arbitrariedades, onde  democracia e terrorismo, de Estado se tornaram complementares, a garantia de direitos universais abstratos já  virou hipocrisia na boca de governos que advogam a liberdade , mas reprimem duramente movimentos sociais de contestação.

Em tempos de crise de representação e populismo os regimes democráticos se   habituaram a situações  de arbítrio.  Coisa que na Europa e nos EUA se tornaram corriqueiras depois dos atentados de 11 de setembro.

As tecnologias de governo são  atualmente cada vez mais voltadas para vigilância e o punitivismo da população, de seus protestos e reivindicações .

Uma verdadeira política do medo dominou as democracias. Não há muito ao que celebrar neste dia que deveria ser consagrado ao direito a ter direitos.... 

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

QUESTÃO RACIAL

Nasci negro, pobre e quase favelado. Não  me venham dizer que há também  brancos  pobres e sacrificados . Pois nunca é  o negro que explora todos. São  sempre brancos, flácidos e elitistas, cheios de preconceitos, que ainda sustentam toda forma de exploração. 

Não  me digam para superar a escravidão  e a miséria de pretos e quase pretos onde os brancos estão  no comando.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

SOLIDÃO SOCIAL

Somos condenados ao nascer a solidão,
Ao limite, a razão e a norma.
Ninguém é  livre.
Todos vão  a escola,
Ao trabalho e ao banco.
Mas poucos sentem o peso de suas correntes.
Não  há  solidariedade entre os prisioneiros.
Cada um sabe apenas de si.
O isolamento define a vida em sociedade.
E  as pessoas não  se olham nos olhos.
É  um tempo triste para revolucionários.


O BRASIL SEGUNDO UM VISITANTE ANÔNIMO

A desigualdade, o privilégio e a exploração  inventaram o Brasil. Este lugar miserável nos trópicos onde todas as formas de corrupção, superstições e apetites desenfreados encontraram guarida.

Beste lugar de leis duvidosas uma minoria de espertos reina sobre uma maioria de idiotas sob o manto esfarrapado de uma bandeira nacional.

O Brasil é  apenas mais uma ficção  nacional a margem da grande tragédia da civilização  ocidental.

Tenho pena dos que aqui morreram esperando qualquer revolução.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

BINARISMO POLITICO

Entre bolsonarismo e lulismo, o país é  politicamente ameaçado  pelo obscurantismo ideológico, pela redução  de toda vida social a um binarismo tosco . Através  dele o jogo político assume a forma bélica de uma cruzada contra o mal. Seja ele representado pela ameaça comunista, no primeiro caso, ou pela conspiração  golpista, no segundo caso. Ambas narrativas de viés autoritário cria a mítica figura de um salvador nacional que, confundindo-se com o Estado, procura submeter a sociedade a um determinado projeto qualquer  de poder de cunho personalista.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

PALAVRAS DE ORDEM E IDEAL POLITICO


A vida política ocidental dos últimos séculos teve como referência a busca pela instituição  da liberdade e do bem comum em uma comunidade de diferentes iguais. 


Este nobre ideal abstrato,  nos últimos tempos, entretanto, foi eclipsado pelo monopólio oligárquico do poder e pelas  narrativas belicistas baseadas no binário amigo/inimigo.

No lugar de práticas comunitárias e projetos coletivos de sociedade, a sombra de certo realismo politico, há agora apenas palavras de ordem vazias disseminadas no império das opiniões das redes sociais. 

As bolhas ideológicas e a ambição pelo poder  substituíram o bem comum como ideal da vida pública. Cada um busca apenas o triunfo de sua própria verdade ou narrativa. Além disso, só  existem indivíduos desarticuladas e conectados  onde deveria existir um devir coletivo inspirado por algum grande sonho  de sociedade.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

NÃO CONFIE EM POLÍTICOS

Quem vive de política no Brasil é  bandido.

De que maneira mais precisa seria possível definir os profissionais do poder? Estes picaretas de obscuras ambições que reduziram a vida pública a obscuras negociatas.

Não  se deixe enganar  políticos vivem de privilégios as custas do sacrifício da população. 

Somos todos reféns do Estado e vítimas dos políticos e suas criminosas organizações partidárias.

CARNAVAL

Exerçam sempre a liberdade de dizer não.
Briguem por um sonho,
Pelo direito de não  ser normal,
De realizar o inumano e o irracional,
De recusar verdades e regras.
Acordem o caos contra o sol.
Não  capitulem diante de qualquer verdade universal.
Tinjam  de negro as ruas
Reivindicando o impossível.
Não  tenham medo.
Não  recuem.
Destruam a paz social.
Dancem o intempestivo
Até  rasgar aqui e agora.
É tempo de carnaval.