segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

BOLSONARO E A MEDIOCRIDADE DO SISTEMA POLITICO BRASILEIRO

Depõe contra o sistema político vigente que alguém tão caricato, baixo,  rude, burro e agressivo como Bolsonaro tenha conseguido terminar seus quatro anos de mandato presidencial. Afinal, não foram poucas as vezes em que ele atentou deliberadamente contra o próprio cargo, a saúde pública , promoveu picaretas e mal caráteres, ofendeu cidadãos, etc... Em qualquer democracia descente , ele teria sido de algum modo destituído, desprezado pela esmagadora maioria da opinião pública e pelos seus pares , mesmo que ser político no Brasil tenha a má índole como premissa para qualquer cargo.
Depõe, ainda mais, contra o sistema político o fato de, terminado o seu mandato, ainda gozar de algum  prestígio e influência, a ponto de pautar o debate nacional, mesmo que ameaçando a democracia com revanchismos e ameaças de golpe de Estado.
Se o atual mandatário da República não é grande coisa, Bolsonaro é menos. 
Se ele chegou ao poder surfando no desgaste petista, seu próprio desgaste conduziu o PT a vitória. Agora,  o país segue a deriva em clima de eterno terceiro turno entre dois populismos que se retro alimentam no jogo podre que nivela governo e oposição a lama comum do fisiologismo e da demagogia.




Nenhum comentário: