quarta-feira, 29 de julho de 2015

EU

Eu não reconheço limites,
Mas vivo de circunstâncias.
Não sou prisioneiro
Nem homem livre.
Nem vivo em um país de esperanças.
Sou apenas mais um entre tolices
De caos e cotidiano
Que esperam que a vida,
Algum dia,

Coletivamente valha a pena.

A SOLUÇÃO É ALUGAR O BRASIL!

Diante dos noticiários sobre a gravidade da crise econômica e politica tupiniquim, que andam nos noticiários, cada vez mais juntas e misturadas, é justo questionar: Quando não estivemos em crise?

Discursos sobre infração e corrupção não são novidades. O que mais me preocupa é quando elas ficam ausentes das paginas dos jornais e todos deliram a ordem e o progresso nacional.
A verdadeira discussão é se ainda vale a pena sustentar um projeto falido de nação e república que , todo mundo sabe, anda caindo de podre.

Mas, é claro, não estamos preparados para enfrentar e viver a realidade.


EU ODEIO MÚSICA SERTANEJA!!!!

Vivemos tempos de absoluta bestialização no que diz respeito aquilo que muito inapropriadamente conhecemos como “cultura popular”. Em um país onde o sertanejo mais fedorento é um dos pseudo gêneros musicais mais ouvidos e consumidos pelas pessoas, realmente é de se questionar se  por  aqui a grande maioria escapa da miséria do lugar comum definido pela indústria cultural.
É de se duvidar do bom senso tupiniquim e de sua sensibilidade musical, no caso do tema deste post. E que não me venham com o discurso idiota de que trata-se aqui de “uma questão de gosto”.  Estamos falando de mal gosto mesmo.

Em poucas palavras. O Sertanejo é um dos gêneros musicais mais miseráveis e musicalmente pobres já surgidos em terras tupiniquins.  

segunda-feira, 27 de julho de 2015

REPRESENTAÇÃO E OLIGARQUIA

Enquanto  a condição de político  corresponder a um status social de transcendência do estado de situação comum, a política não terá futuro enquanto exercício da publicidade de nossa condição de indivíduos organizados em sociedade.

Pois se a representação só serve a legitimação de uma elite que se diz representante do bem de todos, é porque o monopólio do público se transformou em um privilégio de poucos.

Mas a soberania deveria ser um sentimento comum além da formula carcomida do Estado Nação e do sustento da burocracia que antes alava em nome do rei e hoje fala em nome do grande senhor Estado.


Exijo muito mais do que isso... 

SOBRE A CRISE POLÍTICA


Entre o superficial dos fatos de nossos cotidianos escândalos políticos a sociedade atônica já não busca mais nenhum salvador da pátria, nenhum novo engodo. Apenas contempla o grande teatro do absurdo em que se converteu a arena politico institucional sem saber direito o que esperar ou o que fazer.

A grande verdade que não é a crise econômica nem a corrupção a grande novidade. Estar em crise e funcionando aos improvisos é  a mais simples rotina nacional. A única diferença é que agora o absurdo se tornou visível ao ponto de não poder mais ser ignorado.

PIOR CENÁRIO POSSÍVEL. O RESULTADO É IMPREVISÍVEL...

domingo, 26 de julho de 2015

A NATUREZA DO CAOS NACIONAL

O Brasil é um caos. Poderia assim resumir todo o problema nacional. Não e trata apenas dos absurdos escândalos de corrupção que decoram as paginas dos jornais. Na verdade o  que esta em jogo é a própria desfuncionalidade de um Estado e de uma Sociedade organizada para não dar certo, para viver de aparências e cinismo.

O que reine o Brasil é uma mentalidade tacanha e provinciana baseada no ganho de poucos e na naturalização da necessidade de muitos. Mas todos vivem de aparência,  de uma aposta vazia no superficial das coisas.


O “brasileiro” ( se é que existem o brasileiro) é um muleque metido a esperto, mas que não passa de um semi retardado que se considera predestinado.  

sexta-feira, 24 de julho de 2015

QUESTIONANDO A CULTURA NACIONAL

Vamos falar de literatura nacional? Muitos definem Machado de Assis como o principal símbolo da literatura nacional. Sem querer desqualificar o autor, que se limitou a ser um desencantado filho de sua época, faço questão de afirmar que ele foi tradutor de Shakespeare. Este sim um grande autor que transcende seu tempo e nos diz o mais profundo desespero de nossa condição humana.


Machado de Assis é circunstancial. Shakespeare é universal.

TODO NACIONALISMO É UMA PUTA MERDA!

Todo nacionalista é um idiota que julga existir sentido na abstração da coletiva experiência de um conjunto de símbolos vazios construídos em torno do vazio de seu lugar de nascimento. É como se o coletivo desse sentido ao indivíduo em vez de adestra-lo e limita-lo através das viseiras de sua inventada identidade social.


Qualquer ser humano que se orgulha de sua nacionalidade é para mim um perfeito imbecil incapaz de enxergar as mais elementares contradições da realidade.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O BRASIL DOS AFORTUNADOS

Não há exercício mais saudável   do que falar mal do Brasil. Trata-se de uma estratégia para manter-se lucido e fugir do risco de um surto psicótico, considerando a cotidiana piada de mau gosto de sua existência enquanto estado nação de merda.

Desde sua conversão de colônia a estado independente, mesmo que na estranha condição de único império das Américas,  Isso que hoje chamamos de Brasil, especializou-se precocemente na arte do autoritarismo e  da esquizofrenia de princípios.

Por aqui o grande projeto das elites sempre foi o arcaísmo e a boa vida em detrimento da maioria de miseráveis. Nunca se pretendeu que esta merda desse certo para todos, seja como império, seja como república.

Apesar do decantado em verso e prosa  pelos políticos e a mídia oficial, o Brasil não é para todos. Só de fato é brasileiro quem tem dinheiro. O resto é gente de segunda ou terceira classe a atrapalhar a ordem e o progresso do fazer fortuna.


Sim. Existem mazelas conjunturais e estruturais no modo como se faz politica e riqueza por aqui. A sociedade é um estado de extorsão constante, seja tributária ou comercial, seja pública ou privada. Tudo que importa é que alguns sempre façam fortuna.

CRISE NA PERIFERIA

O Brasil não passa de uma medíocre periferia no contexto do mundo ocidental. Não importa o quanto o ufanismo e hipócritas discursos nacionalistas elaborem falsas qualidades para lhe conferir alguma suposta distinção.

Vivemos em uma sociedade, em todos os sentidos, precária e sujeita a eterna reprodução do arcaico como novidade. 

Na atualidade, é a falência do sistema politico vigente, degenerado pelo monopólio do poder por algumas oligarquias, que encontra-se no primeiro plano. As proporções  alcançadas  pelos escândalos de corrupção politica justificam o fato.


Mas o que mais assusta é absoluta falta de alternativas a médio prazo, o sentimento de que, mesmo que as coisas mudem, permanecerão as mesmas desde sempre.

NOTA SOBRE PRECONCEITO NO BRASIL

Vivemos em uma sociedade cinicamente conservadora: Aqui imperam todos os tipos de preconceito. Principalmente contra negros e mulheres.  Negros devem ter orgulho de sua pobreza. Jogar futebol e fazer samba. Se não for, lhe resta apenas o crime como caminho. Já a mulher deve servir ao prazer masculino. Assim nos ensina a odiosa cultura nacional.

Os bairros nobres e burgueses devem ser bem frequentados.  O shopping e os bons restaurantes são espaços sagrados onde não se aceita a hostil presença dos flagelados da cidade.


Sim. Vivemos em uma sociedade cinicamente preconceituosa, que arrota virtudes para conviver com sua podridão.

terça-feira, 21 de julho de 2015

BREVE NOTA SOBRE HIPOCRISIA

Entre os discursos públicos e as falas cotidianas, existe um abismo invisível que mascara a mediocridade coletiva. As pessoas nunca são o que prometem ser. No Brasil a hipocrisia e a mentira constituem uma gramática que todos dominam com impecável maestria.

sábado, 18 de julho de 2015

CHEGA DE HIPOCRISIA POLITICA!

Nas atuais configurações oligarquias de institucionalização autoritária de  hipócrita democracia , cada político é um filho da puta que sustenta e nomeia canalhas.


A política se tornou um negocio milionário e filho da puta onde na lógica do umbigo  é regra. Há algo maior do que a corrupção....

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O BRASILEIRO É UM ETERNO CANALHA!

No Brasil todos os conceitos são relativos.
 E quem mais fala em moral e ideias são meros fantoches do própria hipocrisia e do cinismo.
No Brasil os criminosos justificam seus crimes,
Os corruptos pedem justiça
E a maior parte da população bestializada
Finge indignação.
No final,
Tudo termina em conservadorismo e filhaputagem.

O brasileiro é um eterno canalha!

BRASIL: PAÍS EM CONSTANTE CRISE

Acho engraçado quando vejo telejornais falando sobre crises e impasses econômicos  e políticos. Afinal, em algum momento vivemos tempos de prosperidade ou da tão falada e autoritária formula conservadora da ordem e progresso? 

Desde que me entendo por gente estamos em crise. Este país não é lá grande coisa. Aliais, é uma puta merda que invariavelmente  se inventou sempre em meio a instabilidades, desigualdades e crises.

Apesar dos discursos ufanistas de nossas milionárias oligarquias políticas, sempre vivemos no pior dos mundos onde as soluções sempre trazem novos problemas.
Eu não acredito no futuro do Brasil nem em qualquer virtude dos brasileiros. Mas acho que não sou o único.


terça-feira, 7 de julho de 2015

TODO BRASILEIRO TEM ALGO DE CANALHA

Uma boa frase para se pensar o impensável de nosso fantasia nacional.
Contra todo ufanismo e conservadorismo uma provocação que espero que gere reflexão:

"O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte.
Nelson Rodrigues

O fato é que não conheço nativos tupiniquins que não tenham algo de canalhice.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A MEDIOCRIDADE DAS ELITES TUPINIQUINS

À exemplo do que acontece em Portugal, no Brasil encontramos um imaginário tacanho, sem grandes filosofias ou pensamento critico e inventivo. Por isso não espanta que por aqui sejam os medíocres abastados os detentores do poder político frente à passividade de uma massa informe e resignada.

Não vivemos na mai promissora das democracias.
Mas em uma república que espanta de tão medíocre.

O pior de tudo é que isso pouco incomoda as ditas elites que estão longe de ter um projeto político de futuro que não seja a perpetuação dinástica de seus desmandos e privilégios econômicos.


Para eles não importa o efeito de qualquer crise. Tudo sempre vai bem desde que as coisas mudem para continuar sempre como estão.

GOOOOOLLLLL DA ALEMANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No próximo dia 08 comemorarei a histórica goleada sofrida pelo mulambada seleção brasileira,   pelos pés da seleção alemã, na ultima copa do mundo.

Trata-se, até onde eu sei, dá maior surra já sofrida por uma seleção anfitriã do evento da FIFA e de suas maracutaias.

Aos ridículos torcedores brasileiros só tenho a dizer uma coisa neste dia: BEM FEITO! E NÃO VAI TER VITÓRIA EM QUALQUER CENÁRIO FUTURO QUE APAGUE ESTA DERROTA, ESTA HUMILHAÇÃO SEM LIMITES!


7 x 0 NÃO DÁ PRA ESQUECER!

BRASIL: PAÍS DE MERDA TAMBÉM NO FUTEBOL!