segunda-feira, 26 de junho de 2017

O ELITISMO REPUBLICANO E OS LIMITES DA DEMOCRACIA

As memórias dos anos de chumbo parecem se distanciar cada vez mais da contemporaneidade em nosso imaginário nacional. Com isso nossa experiência politica ganha novas cores que transcendem o espectro das sombras de um regime autoritário que fez da democracia  a promessa de tempos felizes de liberdade.

A democracia revelou-se "muito menos do que o esperado". Mostrou-se mesmo um pouco autoritária e tão asfixiante quanto uma ditadura envergonhada. Embora os dois regimes não possam ser nivelados, visto que em uma democracia a possibilidade formal de resistência aos absurdos engendrados pela ordem politica institucional representa uma vantagem sobre a melhor das ditaduras. Mas ambas se baseiam na hegemonia de um poder oligárquico e elitista que visa exclusivamente sua auto reprodução infinita contra todas as oposições.


O mal estar democrático existe e precisamos transforma-lo em um mecanismo de aperfeiçoamento da liberdade contra os vícios autoritários de qualquer cultura republicana . afinal, o que é uma república além da institucionalização do poder de poucos em nome de todos?

Nenhum comentário: