Diante da nova crise/caos mundial que arrasta para o buraco as economias de todo o mundo é justo perguntar o que será desta escandalosa e permanente crise chamada Brazil. Afinal de contas, a crise que vivemos aqui não é apenas social , econômica política, cultural ou circunstancial. È tudo isso junto no oba oba que define este estado nação; algo que ao longo das décadas surpreendentemente “natural”.
Diante da crise mundial será que o governo Mula vai finalmente repensar seu ufanismo arrogante e burro e admitir que o brazil é uma crise do pensamento, um atentado ao bom senso ou continuar afirmando que a crise dos outros não é a dele em uma demonstração clara de radical obtusidade?
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário