quinta-feira, 18 de maio de 2017

SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DA POLÍTICA

A mercantilização da politica é um fenômeno mais amplo do que a corrupção. O poder se tornou um grande negócio. Este sim é o grande problema das desgastadas repúblicas ocidentais. Relações de poder implicam em fazer fortuna, ter influencia e interlocutores capazes de operacionalizar os mais diversos e lucrativos esquemas.

O interesse público sempre esta em segundo plano e no fundo não passa de uma retórica, de uma fachada. É assim que o Estado funciona e é por isso que o poder é um privilégio de alguns “eleitos” constituindo uma espécie de universo paralelo do qual o cidadão comum possui uma noção vaga e imprecisa.

Mas todos sabemos o quanto a política anda  suja e, tal como hoje se apresenta, esta longe de ser um instrumento de gestão e administração dos apetites coletivos. É ingênuo esperar por salvadores da pátria ou miraculosas receitas ideológicas. Na verdade a politica hoje em dia esta mesmo longe dos velhos ideias republicanos que inspiraram a modernidade. O que nos leva a perguntar: Qual o futuro da esfera pública?... 

Nenhum comentário: