Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sexta-feira, 26 de junho de 2020
POLITICA NO BRASIL CONTEMPORANEO
Entre uma esquerda falida, uma direita perdida, e um sistema político disfuncional, a política no Brasil foi reduzida ao caos, a um beco sem saída, de ideias antigas e crises institucionais.
quarta-feira, 10 de junho de 2020
A VIDA AINDA TRANSBORDA
Apesar de toda precariedade,
De todas as incertezas,
Angústias, limites
E vazios,
A vida ainda transborda,
Nos afeta e transforma
Na banal experiência de ser.
Mesmo que seja apenas
A vida possível,
Com v minúsculo,
Que dói um pouco viver.
A vida ainda transborda.
sexta-feira, 5 de junho de 2020
UM GRITO
Entre a banalidade da morte e a precariedade da vida, resta o grito que explode a angústia; resta a alegria da luta, da busca por si mesmo no cuidado dos outros pelo bem estar de todos.
Resta qualquer futuro contra o presente, qualquer esperança frente o peso do passado, quando somos juntos o atemporal de um grito.
segunda-feira, 1 de junho de 2020
OS INSURGENTES
Os que não se conformam as rotinas de um mundo sem alma, caduco, e quebram o cotidiano com seus corpos insurgentes nas ruas, são aqueles afetados por uma urgência de vida.
São os que sabem a poesia da liberdade, o devir do mundo contra a precária e provisória ordem das coisas.
Para tanto é preciso ter uma intuição de infinito, correr o risco de reescrever o futuro, até escapar a prisão do tempo presente e aos limites do possível.
São eles que sabem a vertigem do imprevisível e do inédito.
Assinar:
Postagens (Atom)