Seu marco no contexto pós democratização é o plano Real do Itamar Franco que parecia finalmente superar o legado inflacionário e a farra do capital financeiro. Diferente da Argentina, que optará pela dolalização o Brasil parecia ter encontrado um caminho de conto de fadas para um capitalismo viável ( como se isso fosse possivel).
Consolidada a estabilidade econômica, mesmo sem uma reforma do Estado contra todos os seus coorporayivismos, cuja mais perversa expressão era a manutenção de um sistema político viciado e corrupto, criou -se um consenso nacional em torno da questão social . Tal consenso elitista levou conservadoramente a esquerda ( direita enverhonhada) ao poder.
Inspirada pelo populismo e um nacional desenvolvimentismo arcaico, ela governou tentando criar o mito do seu sucesso mergulhando no mais insano ufanismo.
Obviamente, bastou uma crise global do capitalismo para sua fantasiosa narrativa triunfante ruir e alimentar o neo conservadorismo que, desde então, não parou de crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário