terça-feira, 12 de julho de 2022

POLARIZAÇÃO POLÍTICA E AUTORITARISMO



A ideia de que política se reduz a  lógica amigo/inimigo foi formulada por Karl Smith, enquanto teórico/jurista nazista... Mais do que a política como guerra continuada por outros meios, o que se afirma com tal ideia é a recusa do outro e, como tal, da própria política, enquanto prática pública da invenção da liberdade.
A polarização política é autoritária e perigosa em ambos os pólos que se retro alimentam. Cada um,ao seu modo, busca afirmar-se como um bem absoluto e inquestionável, frente a ameaça do mal que seu adversário representa. De ambos os lados a mesma narrativa, a mesma desqualificação do outro, a sombra de um sempre iminente estado de excessão para coroar a razão absoluta do pesadelo moderno das luzes e curar de vez  um sistema político liberal  enfermo através do poder pastoral. Há algo de milenarismo no infantilismo da cultura política nacional, entre o Salvador da pátria e a servidão voluntária.

Felizmente nada se resolve no circo do sufrágio universal que legitima o julgo oligárquico. Tudo é sempre reversível e ninguém é responsável por nada na medida em que não é assumida a secreta e perversa afinidade dos opostos em disputa.

Nenhum comentário: