quarta-feira, 8 de março de 2017

PORQUE NÃO SOU NACIONALISTA



Sempre tive problemas em vivenciar e entender identidades nacionais. Afinal, não me sinto parte de qualquer comunidade ou representação abstrata de estado nação. Não consigo estabelecer identidade como isso. Pelo contrario, considero um problema. Uma bandeira ou situação jurídica não me diz quem eu sou. Penso nos dilemas dos tantos refugiados espalhados pelo mundo e não apenas me solidarizo com eles, também me considero vitima do estado nação em que nasci e de suas impessoais fantasias de identidade.

Conhecemos e sabemos tão pouco o mundo quando nos prendemos a falácia de uma identidade nacional que perdemos de vista o cosmopolitismo da vida, da existência de todos nós em um pequeno planeta do sistema solar que nada significa diante da abissal complexidade e indiferença do universo.

Nenhum comentário: