Verão em terras tupiniquins, dada à proximidade dos trópicos, pode ser considerado mais do que uma estação do ano: trata-se de um estado de espirito definido pela insatisfação permanente.
Afinal, quem disse que verão é sinônimo de praia, férias e gente bonita?!!! Para a grande maioria das pessoas verão é sinônimo de falta d’agua, de luz e risco de outros transtornos decorrentes das altas e desumanas temperaturas das quais somos vitimas. Os arrastões que ocorrem durante o período nas praias da zona sul do Rio de Janeiro são um exemplo.
Verão no Brazil só é bonito na televisão...
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário