terça-feira, 25 de agosto de 2015

PESSOAS NÃO EXISTEM

Hoje em dia
As coisas importam mais
Do que pessoas.
Então pague suas contas.
Consuma,
Seja como todo mundo.
Seja ninguém.
Pessoas não importam.
Elas pouco existem.
Seja raso, feliz
E bem adaptado.
Não se importe.

Ninguém se importa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A BURRICE BRASILEIRA

Apenas os idiotas e imbecis tem lugar na vida pública tupiniquim. Quanto mais cínico, corrupto e conservador, mais se cai no duvidoso gosto popular e se  ganha espaço nos mídia falada e escrita.

 Afinal, pensar, entre os nativos tupiniquins é uma atividade rara. A maioria prefere não ler, quanto mais  elaborar uma opinião consequente e substancial sobre qualquer coisa. Todos se importam em viver um dia de cada vez empurrando a realidade com a barriga.
Nada de coisas mais complicadas...


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SOBRE A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL

Quanto mais corrompida a vida politica de um país e as instituições republicanas  monopolizadas por oligarquias de poder, mas a opinião pública e os movimentos sociais e a opinião pública se tornam objeto de criminalização e repressão pelos que detém o poder.

No Brasil hoje, chegou-se ao cumulo do ativismo ser rotulado de terrorismo e aprovada uma legislação especifica de claro cunho autoritário por um poder legislativo dominado pela corrupção e pelo vandalismo da coisa pública.


domingo, 16 de agosto de 2015

CONTRA O BRASIL !


Não me venham falar da metafísica nacional.
Não me venham hoje com delírios
De ordem e progresso.
Não me venha dizer
Que somos irmãos.
Que a sociedade funciona
E que a política
Não é um crime  quase perfeito.
Não me cobre soluções
Sem me dizer primeiro
O delírio da maioria

E a insensatez dos fatos.

sábado, 15 de agosto de 2015

O BRASIL ESTÁ NU. FODA-SE O BRASIL!

“Vivemos numa sociedade de uma intolerância glacial, onde a menor diversão, a menor infração ao principio de  realidade é violentamente reprimida. Farisaísmo e realismo firisteu triunfam em toda parte. Todas as ideias são imediatamente enterradas. O anátema  é o mesmo de qualquer  sociedade religiosa ou stalinista. A conjunção dos imbecis é completa.”

JEAN BAUDRILLLARD in COOL MEMORIES III

Em terras tupiniquins é sempre a conjunção dos imbecis que triunfa. Seja a esquerda ou a direita. Por aqui as ideologias todas são falsificações de consciência, miopia.... diante de uma inventada realidade nacional  que já não se sustenta mais frente aos imperativos do agora do mundo.
Vivemos em uma sociedade tosca, provinciana, viciada em seus erros e totalmente em transe. Que arrota ufanismos e  virtudes que não possui em nome da  hipocrisia social que a sustenta.
A crise não é apenas econômica ou política, ela é a falência de um determinado modelo arcaico de sociedade nacional.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A VERDADE ATRAVÉS DAS MENTIRAS

Por onde anda a verdade?
Talvez esteja em toda parte
dita pelas mentiras da politica,
da politica e da economia.

a verdade é o contraditório dos fatos,
os vazios dos discursos
e declarações de princípios.

A verdade é, simplesmente,
aquele vazio que nos incomoda
quando ouvimos de todos
apenas mentiras
que tentam sua conversão em fato
através das bocas do cínicos
e dos fanáticos.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

A MISÉRIA DA POLITICA NO BRASIL

É realmente bizarro o modo  como os discursos de campanha eleitoral, marcados pelo otimismo e a promessa de panaceia são substituídos, após a vitória, pelos pragmáticos discursos das circunstâncias. Esta é uma das razões pelas quais os políticos não são bem vistos pelo senso comum. No ido não passam de vendedores de um produto sem preço a “representatividade”. Eles vivem disso para ganhar dinheiro e realizarem suas  carreiras, vaidades e interesses mais pessoais. O modelo político tupiniquim tem por fundamento justamente esta privatização do espaço público pelos  profissionais do ramo.


Crises políticas vão e vem. Mas o poder é invariavelmente exercido por alguns poucos que quase nenhum mérito possuem para tal função.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

NÃO ACREDITE EM HERÓIS

Temo quando as pessoas começam a acreditar que qualquer figura pública personifica algum ideal virtuoso, alguma saída para o caos coletivo, e inventam um “herói nacional”. Esta coisa de “herói” só existe no cinema, nos quadrinhos e na pior literatura.

Quem precisa de um herói? Não existe "heroísmo" que transforme nosso caos cotidiano em um jardim povoado por unicórnios e bichos falantes e felizes. Vamos ser francos: a realidade não é para os fracos. Ninguém vai salvar ninguém. Não é uma boa história..

Mas a maioria das pessoas precisa se embriagar de esperança para continuar vivendo. Elas criam, assim, os mais absurdos e sombrios pesadelos...

É sempre preciso um pouco de desencanto e distanciamento para lidar com as coisas ou inventaremos alguma nova hipocrisia coletiva para domesticar os atos mais óbvios...    

CRISE ECONÔMICA, CRISE POLÍTICA E BURRICE NACIONAL

Em um país onde a grande maioria da população, apesar do nível de escolaridade, mais se assemelham a analfabetos funcionais  incapazes de uma razoável interpretação e texto, seria esperar demais que aqui se edificasse uma cultura digna de tal nome. Prova disso é a massificação dos comportamentos sociais.

Vivemos em um pais sem noção onde o conservadorismo de direita  e o pseudo progresso de esquerda sempre andaram de mãos dadas com o autoritarismo. Democracia e liberdade são coisas estranhas ao ethos tupiniquim.


Todos seguem  no sem rumo dos seus umbigos na  construção de um desastre comum

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O TRÁGICO COMO DESTINO

Acompanhar o noticiário sobre o caos cotidiano tupiniquim no mínimo provoca em qualquer ser humano pensante algum tipo de depressão ou desanimo intelectual. Vivemos em qualquer parte de fim de mundo onde as coisas tão errado demais. Mas ninguém se espanta e aceita o dia a dia absurdo com a naturalidade de zumbis.

Anda cada  vez mais difícil viver e suportar esta abstração coletiva chamada Brasil. Qualquer possibilidade de real e significativa mudança pressupõem sombrios dias de caos que, como é recorrente, leva a restauração autoritária e a celebração do sempre igual como novidade. Tudo termina em alguma nova hipocrisia e na celebração imbecil da grande mentira nacional.


O MONOPÓLIO DO PODER E O INTERDITO DA DEMOCRACIA

Não sei qual o maior problema político que aflige as terras tupiniquins, se a corrupção ou a irresponsabilidade no trato das questões públicas.  Chama atenção o quanto as oligarquias que monopolizam o poder, tanto as situacionistas quanto as oposicionistas, expressam através de discursos opostos os mesmos princípios e se veem como donos do exercício do poder.

A grande verdade é que o poder não é monopólio de uma pequena parcela da população, mas uma pratica cotidiana de manifestação e exercício de opiniões que deveria, ao menos, ser facultada a cada individuo organizado ou não.

Mas não vivemos em uma sociedade onde tal coisa seja se quer sonhada. O autoritarismo é a única cultura política que existe no Brasil. E isso não muda em tempos de democracia.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

QUANDO A BARBÁRIE SE VESTE DE VERDE E AMARELO

Ordem e progresso é um lema positivista estampado em uma bandeira idiota que não nega sua inspiração imperial. A ideia de “pais continental” que inspira a America portuguesa é o traço definidor de seu provincianismo e arrogância. O ufanismo tupiniquim se leva mais a sério do que normalmente permite a patologia nacionalista. Ainda vivemos, em pré no século XXI , como órfãos de um grande salvador desta pátria de merda. Como se ela pudesse ser salva de seu anacronismo estrutural.


O brasil é uma espécie de inferno nos trópicos  onde a barbárie foi banalizada e domesticada como tosca e hipócrita civilidade.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

BRASIL: DO PIOR AO PIOR....

Afinal de contas, diante de tanta corrupção política, tanto na esquerda quanto na direita, cabe questionar: Como funciona a política em terras tupiniquins? A quem ela realmente serve e como se tornou um negócio tão milionário?

A reposta não é fácil e quando pensamos no assunto mais no afastamos da possibilidade de encontrar uma saída. Nunca antes a política no Brasil se mostrou tão ordinária e tão pouco se esperou dela.


E não esperem que as coisas melhorem....

A DEMOCRACIA A SOMBRA DO AUTORITARISMO

Depois dos novos escândalos de corrupção revelados pelas investigações da Operação Lava Jato, o modo como vemos a relação entre politica, corrupção e crime, nunca mais será o mesmo. Chega a ser inacreditável que , mesmo em terras tupiniquins o crime politico tenha desmoralizado tão profundamente as instituições democráticas. E não me venham falar de uma falsa luta do bem contra o mal personificado pelo embate pseudo ideológico entre direita e esquerda, pois esta é definitivamente uma falsa questão. Sob as ruinas da ditadura, o que vemos se estabelecer é uma democracia fraca e deformada por uma tradição autoritária que estabelece as regras do jogo democrático e põe em risco a própria democracia.


A nova direita, elitista e raivosa frente uma esquerda reticente, desenha um cenário de incertezas onde o futuro promete repetir passados que, até pouco tempo, pareciam esquecidos.