Por outro lado, o Brasil nunca pareceu tão pequeno dentro de um mundo tão rico em transformações. A falsa polarização esquerda x direita, é a ilusão de alguns poucos tolos que ainda buscam sentido e razão na política institucional.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sábado, 17 de setembro de 2022
MARASMO ELEITORAL
Diferente das eleições gerais de 2018, as de 2022, seguem mornas, apesar da grande crise econômica e total falta de perspectivas dos nativos tupiniquins no cenário pós pandemia. No fundo, é do conhecimento geral que resultado eleitoral algum há de mudar nosso futuro coletivo. Estamos condenados as incertezas do presente global.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário