Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
quinta-feira, 20 de março de 2014
ENCOXADINHA: O DISCARAMENTO DO MACHISMO
A ocorrência cada vez mais frequente de descarados assédios sexuais ( vulgo encoxadinhas) a mulheres no metrô de São Paulo revelam mais uma vez o cretinismo que define a cultura tupiniquim que tem no machismo sua principal matriz.
Não se trata apenas de falta de respeito ás mulheres, trata-se também de um sentimento de impunidade fundado na ideia de que a encoxada é uma prática “natural” e aceitável.
Este particular é o que mais revolta qualquer pessoa de bom senso. É também a que mais assusta, pois só podemos concluir que vivermos em um país de filhos da puta onde os maiores absurdos pensáveis podem ser cometidos sem qualquer pudor.Além disso, os autores destes abusos são em sua maioria jovens de nível universitário, provando que no Brasil educação não é sinônimo de civilização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário