Política institucional não é uma questão de representação, mas de privatização do interesse público por faccões oligárquicas organizadas em partidos políticos. Acho que tal modesto raciocínio é suficiente para demonstrar a falência do sistema político vigente é o inconveniente do voto.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
terça-feira, 20 de outubro de 2020
NÃO VOTE. NÃO LEGITIME PARASITAS
A mercantilização da política institucional e todos os recursos e privilégios de um cargo público me fez pensar que, aquilo que normalmente chamamos de corrupção não passa de um grande negócio. Concorrer a um cargo parlamentar ou executivo custa caro e quem se elege quer ter lucro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário