Pensar em termos tupiniquins uma ética do discurso que fundamente a busca de um agir comunicativo, conduz a uma problemática ética sem paralelos: Afinal, por aqui é comum dizer o que não se faz e esconder defeitos e imoralidades através de apologias de si mesmo e dos valores mais convencionais. A construção de narrativas e discursos abstratamente ideais não raramente esconde a conversão dos erros e atos imorais em convicções públicas vazias.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sábado, 30 de agosto de 2008
FILOSOFIA DO BRAZIL II
Pensar em termos tupiniquins uma ética do discurso que fundamente a busca de um agir comunicativo, conduz a uma problemática ética sem paralelos: Afinal, por aqui é comum dizer o que não se faz e esconder defeitos e imoralidades através de apologias de si mesmo e dos valores mais convencionais. A construção de narrativas e discursos abstratamente ideais não raramente esconde a conversão dos erros e atos imorais em convicções públicas vazias.
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