terça-feira, 26 de agosto de 2014

DISCURSO SURREALISTA CONTRA A ERANÇA PODRE DA ERA VARGAS


NESTA ÚLTIMA SEGUNDA FEIRA DE QUASE FIM DE AGOSTO A GLOBO EXIBE EM PRIMEIRA MÃO O FILME VARGAS. TALVEZ PARA AFIRMAR POSITIVAMENTE O LIXO DE ESTADO QUE ELE INVENTOU COMO MODERNIDADE TUPINIQUIM EM TEMPOS DE  PODER ABSOLUTO  DE ESTADO NOVO E POPULISMO  DE DEMOCRACIA PRECARIA.

NO FUNDO O ESTADO AINDA TENTA REAPRENER  A LOGICA DE MERDA DE GETULIO VARGAS ATRAVÉS DE LULAS E DILMAS PARA OS QUAIS OS LACERDAS DE UDN NÃO SÃO MAIS RESPOSTAS DO QUE O PROPOSTO PELO NIILISMO ANARQUICO.

TUDO QUE SEI É QUE CUSPO NA MEMÓRIA VARGAS E NA S DESORDENS DOS MILITARES DE MERDA DE ORDEM E PROGRESSSO QUE  APRENDERAM A VIVER NAS SOMBRAS DO PODER ATÉ O EXERCITO  SE FAZER DOENTE EM DITADURA , MORTE E APOSTAS DE REDEMOCRATIZAÇÕES....

O FATO É QUE DESDE O INICIO DA NOVA DEMOCRACIA O QUE IMPEROU NAS VARIAS VERSÕES DO BRAZIL CONTEMPORÂNEO FOI A MERDA DA SOMBRA DA DITADURA EM AUTORITÁRIAS LÓGICAS REPUBLICANAS DE PODRES PODERES DE ESTADO.

 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

BANCADA EVANGÉLICA E NOVA DIREITA NO BRASIL DE AGORA


Caso pensada como um  bloco orgânico, a bancada evangélica na Câmara dos Deputados, que conta com 76 parlamentares, poderia ser considerada o terceiro maior partido do congresso. Neste sentido, o fato do pastor Marcos Feliciano ter, contra tudo e todos, se mantido no comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias é bastante compreensível dentro do jogo de poder.

Por seu tamanho esta bizarra bancada pode ocupar posições chaves no congresso e impor uma perigosa agenda conservadora ao conjunto da sociedade. Pelo menos é de conhecimento publico que por diversas vezes o plenário da câmara já serviu de palco (ou picadeiro) para realização cultos evangélicos e que certos projetos  que tramitam no parlamento destinados  a garantia dos direitos civis de minorias encontra franca e hostil resistência.

Além da duvidosa postura ética destes parlamentares, muitos deles réus  em algum processo judicial, é preocupante o discurso de uma “nação cujo deus é o senhor” que inspira a construção de um projeto hegemônico que começa a  se fortalecer nas eleições deste ano com o lançamento de uma candidatura evangélica  a presidência.

Tudo isso dá um frio na espinha e nos faz perguntar o que nos  reserva de pior o incerto  futuro  da politica tupiniquim.

domingo, 24 de agosto de 2014

CONTRA O UFANISMO E AS MENTIRAS NACIONAIS


No discurso oficial e conservador que sustenta a ilusão tupiniquim de Estado Nação, a divisa positivista e caduca da falácia da ordem e do progresso, ainda sustenta visões ufanistas  sobre os destinos e possibilidades da sociedade em que vivemos. Mesmo que as evidências cotidianas levem qualquer pessoa de bom senso a pensar  em melancolicos amanhãs.

Mas a imprensa e os programas de TV propagam ao infinito mensagens provincianas destinadas a afirmação vazia do orgulho nacional.

O pensar critico e o ativismo social ainda é uma ilha frequentada por poucos diante desta Matrix chamada Brasil..

sábado, 23 de agosto de 2014

ELOGIO AO VOTO NULO 2014


Quem foi pra rua recusa a porra da urna.
Pois sabe o quanto o voto mantem a ordem estabelecida
Em legendas partidárias de interesse e umbigo.
Nenhum politico mudará sua vida,
Nenhum partido te fará feliz.
Nossa felicidade a gente inventa
E sofre nas ruas

Contra os partidários da ordem.
Seu voto não muda nada.
Mas mesmo assim alguém ganha....

domingo, 17 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014: DISCURSO SURREAL SOBRE A MAIS ABSURDA CAMPANHA ELEITORAL DOS ÚLTIMOS TEMPOS


Na semana que se inicia  seremos involuntárias vítimas do começo da propaganda eleitoral gratuita em radio e tv aberta de merda.

Resta a todos esperar o pior de todos os tempos de desesperadas estratégias de venda de sabonetes candidatos impostos pelo mercado politico empresarial do voto.

Estou longe do discurso cretino da falácia do “voto util” que nos impõe  a mentira do menos pior em um cenário de mediocres opções de poder.

Sei  que apenas a insatisfação será eleita nos lugares comuns da tradicional e hipócrita sociedade política contra aqueles poucos que acima das desordens das ordens estabelecidas sonham dentro de si mesmos seus sonhos de liberdade.

A INVENÇÃO DOS MITOS NACIONAIS

A invenção dos “heróis” nacionais e o mito do exemplar homem público faz parte da economia simbólica  do Estado Nação enquanto construção imaginaria coletiva que se propõe a estruturação de uma sociedade. Sua premissa é sempre a abstração da realidade e afirmação do “ideal” , do “deveria ser” de um discurso universalista e exemplar.

Mas não há heroismo que de alguma forma também não seja trágico. O preço a se pagar pela condição de herói é normalmente demasiadamente alto. Deve-se morrer de modo inesperado, quanto mais jovem melhor e maior serão  a ponderações sobre o tamanho da perda socialmente compartilhada.

Monumentos, cerimônias e homenagens criam a necessária comoção popular que alimenta o culto a personalidade. De repente a religiosidade transforma-se em  espetáculo na cerebração da ordem estabelecida.


A realidade já pouco importa....

ELEIÇÕES X RADICALIDADE DEMOCRATICA


Em tempos de eleições, a sociedade politica,  tão distante da sociedade civil, procura vender a velha fórmula do virtual da representatividade baseada no sufrágio  em um tempo em que aprendemos que ela se faz primordialmente nas ruas e fora dos palácios de poder e pompa.

Sabemos depois das jornadas de julho de 2013 e seus desdobramentos que pouco se muda através dos falsos consensos das urnas.

É o ativismo social o grande protagonista da radicalização da democracia. É através dele que devemos reaprender nosso futuro coletivo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A MORTE DE EDUARDO CAMPOS E AS ELEIÇÕES

Sabe-se bem o quanto a politica tupiniquim não passa de um grande circo onde a irracionalidade, o absurdo e a hipocrisia definem as regras do triste espetáculo nacional. Mas nestes tempos de patética campanha eleitoral, o acaso e a fatalidade superou todas as expectativas.

Refiro-me evidentemente a repentina mudança no cenário eleitoral determinada pela súbita fatalidade que vitimou o presidenciável Eduardo Campos do PSB.  Seu fantasma já influencia a opinião pública e intenções de voto, justamente em um  momento em que esta prometia ser uma das eleições mais tediosas e medíocres da historia local.


Agora tudo se tornou incerto nos bastidores dos podres poderes de nossa precária democracia, o que não significa que o jogo sujo do poder vá deixar de imperar. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

MENSALEIROS COMEÇAM A SAIR DA CADEIA

Na autoritária democracia tupiniquim é definitivamente mais fácil um ativista ser condenado a prisão perpétua por comprar uma bomba de chocolate do que um político corrupto ficar na cadeia. Pelo menos é o que nos faz pensar o noticiado deferimento do pedido do mensaleiro José Genuino pelo benefício de cumprir sua péna em regime aberto. Tendência quee faz a alegria dos demais condenados.
Falando nisso, alguém ainda se lembra da piada da lei da ficha limpa? Collor e Renan ando rindo muito dela no senado como muitos outros politicos neste período eleitoral.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MARCHA DAS VADIAS NO RJ NESTE AGOSTO: GRITO DE LIBERDADE!!!!!







Neste último sábado, dia nove de agosto, ocorreu na orla de copacabana mais uma edição da Marcha das Vadias no Rio de Janeiro. Ativistas feministas, contra os lugares comuns da ordem estabelecida, ganharam as ruas na tarde chuvosa de sábado para reinventar o cotidiano e protestar pelo direito das mulheres a simples invenção plural de i mesmas em lúdica festa de liberdade.

Várias participantes e participantes  portavam cartazes ou escreviam no corpo palavras de ordem contra  a violência sexual e de gênero, pela descriminalização do direito pessoal do aborto, em defesa do parto humanizado e contra o preconceito contra a pluralidade sexual e afetiva. Cabe registrar que estavam alí presentes importantes representações da  luta feminina como Laura Lee, vice presidente do grupo Vitamore de portadores do virus de  HTLV, uma doença sexualmente transmissível e pouco discutida.

Um dos slogans da marcha "Meu corpo, minhas regras" expressa radicalmente a afirmação de liberdade que inspirou essa edição tão gostosa da marcha que contou com boa participação masculina.
Definitivamente o feminismo não é um gueto. Mas um grito de liberdade e pluralidade!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

NOTA SOBRE VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL

Em termos de violência e insegurança urbana a maioria das capitais tupiniquins ficam pouco a dever a faixa de gaza.  Pode parecer um exagero. Mas não é. Afinal, não estamos em guerra, mas morrer anda assustadoramente fácil e inesperado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.  Parece para mim evidente que a vida humana vale menos do que por ai se diz na formalidade do nosso estado quase de direito. O fato é que se morre demais no transito, nos hospitais públicos e incursões policiais ou ações criminosas. Morre-se  hoje em dia acima do tolerável em tempos de “paz”.

O TEMPLO DE SALOMÃO E O ESCANDALO DA RELIGIOSIDADE

A faraônica construção do Templo de Salomão patrocinada pela Igreja Universal levou o movimento neo pentecostal a um novo nível de religiosidade institucionalizada.  Desenha-se em tal agremiação, que já funciona como uma empresa capitalista, um projeto teocrático de sociedade que se difere das praticas e formulações teológicas clássicas. Trata-se agora de uma mercantilização da fé ancorada em uma leitura neo judaica do cristianismo que se afirma pela monumentalidade de um pseudo reino dos céus sobre a terra.

O problema da religião ganha os contornos de um grave problema social na medida em que a ideologia religiosa passa a ser porta voz de um projeto de poder fundamentado na afirmação de valores conservadores e totalizantes incompatíveis com  questões elementares a consolidação de  uma sociedade democrática como o Estado Laico e a pluralidade cultural.