quarta-feira, 30 de novembro de 2016

OPINIÃO

Qual o escândalo politico
ou a má noticia do dia de hoje?
Leiam nos jornais e comentem nas redes sociais.
Vomitem qualquer opinião.
Não é necessário pensar muito.
A burrice é democrática e aspira à igualdade.
Esqueçam a verdade e diga o que pensa.
Não interessa as contradições e insuficiências
Que assombram todo discurso.
Quanto mais certezas e paixão

Mais clara será a sinceridade dos seus equívocos.

ALÉM DO BEM E DO MAL

Estou farto da repetição constante
De meias verdades,
Das interpretações que apagam o fato
E do moralismo dos falsos idealistas.

Não aguento mais a falácia dos bons discursos,
Dos que querem salvar o mundo
Ou possuem uma resposta moral para tudo.
Não suporto mais a boa consciência
Movida a tanta hipocrisia.

A realidade esta morta e somos todos vitimas

De suas interpretações no jogo do bem contra o mal.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

FUNDAMENTALISMO

As pessoas estão sempre mentindo
Para nos convencer de suas verdades.
Opiniões e interesses são sempre
Mais importantes do que os fatos.
É preciso que a verdade que  querem
Vença a qualquer custo.
Desde o principio se nomearam certos
Contra qualquer adversário.
Por isso escuto mais gritos

Do que argumentos.

domingo, 27 de novembro de 2016

A FÉ CONTRA A EXISTÊNCIA

A fé tornou-se a medida da miséria moral nas periferias do mundo. Quanto mais difícil é a existência, mais as pessoas tem fome de acreditar; tomam  por verdadeira qualquer falsa novidade ou a mais absurda promessa de salvação divina. Vale qualquer verdade  que lhes contrarie o insuportável das condições concretas de um existir miserável. O descabido da fé sempre pressupõe o absurdo do mundo e sempre existirão espertalhões para ganhar com o desespero de alguém.  Assim se garante o futuro dos líderes religiosos....

sábado, 26 de novembro de 2016

SOBRE O CAOS EDUCACIONAL

Segundo o resultado de  uma enquete  realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE) da ONU, recentemente divulgado,  pelo menos 12,5%  dos professores  ouvidos no Brasil declararam já ter sofrido violência verbal por parte dos próprios alunos. Parece pouco, mas foi um dos  índices mais altos da enquete.

 Sabemos que a violência faz parte do cotidiano de muitas escolas de periferia. Não é novidade que o professor é um profissional  pouco valorizado tanto pelo Estado quanto pela Sociedade. No Brasil a boa educação nunca foi para todos. A maior parte dos alunos da educação formal só estão lá para se qualificarem como mão de obra através de um diploma. 

O brasileiro lê pouco e os poucos que leem não necessariamente são bons leitores.

Em resumo, quanto vale um professor em uma sociedade de burros?

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

MAIS LIBERDADE, MENOS ESTADO!

Tenho urgências queimando por dentro
E não me curvo ás desordens do conservadorismo.
Exijo agora mudanças,
Não quero pagar o preço dos absurdos do Estado,
Não quero ser vitima desta sociedade morta
E seguir ao sabor dos desmandos políticos.
Pretendo de algum modo
Afirmar a liberdade de acontecer e viver
Fazendo meu próprio caminho.
Nenhuma politica há de ditar meu destino.


POLÍTICOS ME DÃO NOJO

Um dos mais curiosos fenômenos psicológicos da politica tupiniquim é a recorrente tendência dos políticos profissionais , quando acusado de algum crime ou impostura, afirmar com veemência a inocência. Mesmo quando condenado ele nunca admite a culpa e de algum modo se declara injustiçado.  Nem mesmo Freud seria capaz de explicar tanta falta de vergonha   na cara.

Mas em tempos de operação lava jato o que não falta são exemplos do quanto somos vitimas não apenas de políticos corruptos, mas também acintosamente dissimulados e filhos da puta que ousam apresentar como publico seus interesses mais privados e coorporativos.

Definitivamente, os políticos me dão nojo....

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ANARQUIA HOJE

Já não busco a transformação radical  da sociedade, pois não me inspira qualquer utopia  totalitária que oferece apenas  o delírio de um mundo sem grandes defeitos. A sociedade mais justa é aquela que de tão plural implode em infinitas e contraditórias possibilidades. Ela não será regida pela unilateraridade de rígidos princípios ideológicos. Propiciará aos indivíduos livremente associados a possibilidade de inventar a si mesmo entre os seus pares. Terá como ponto de partida, pura e simplesmente, a vida cotidiana em suas múltiplas expressões.


Para tanto não se valerá de qualquer desastroso ideal de revolução social e disciplina estatal. As mais profundas mudanças exigem uma boa dose de diversão e irreverencia e não dogmas e disciplina. Tudo que precisamos é de uma grande festa onde as velhas e tradicionais rotinas e cabestros deixem de fazer sentido do riso franco da liberdade. E isso só será possível em nossas micro realidades de existir concreto.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O PODER DAS PALAVRAS OU A MISÉRIA DOS CREDULOS

As pessoas de modo geral estão dispostas a acreditar em qualquer coisa que lhes pareça razoável ou simplesmente “bem dito”.  Pouco importa se corresponda aos fatos. A mentira bem contada  possui mais valor do que uma verdade mal explicada.

Não é novidade que todos acreditam que as palavras podem dizer a realidade. E quanto mais o dito corresponde ao que queremos ouvir, mais ávidos serão os ouvidos pelo doce das palavras certas.

Por isso é tão fácil enganar multidões e seduzir as vontades e convicções. Impera entre os políticos a demagogia e a hipocrisia sustentada justamente por esta estranha magia que as palavras portam.

As pessoas acreditam em qualquer coisa com demasiada facilidade.


SEM SAIDA

Vivemos em um país de ignorâncias, mazelas e corrupções que algum dia muito dificilmente  terá algum futuro entre os lugares decentes do mundo. Tudo que podemos fazer é cotidianamente lutar contra o caos e torcer para não sucumbir de vez ao atraso.

Por aqui a civilização ocidental  e sua racionalidade instrumental ainda não fez morada, não temos lugar de honra na contemporaneidade.  Vivemos condenados a margem da História do Mundo e não há indícios de que isso venha a mudar.


Tudo que podemos é tentar viver nossas vidas, sobreviver... apesar de todos os absurdos que nos decoram o cotidiano.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SOBRE A PRISÃO DE POLÍTICOS CORRUPTOS

O debate político tupiniquim já foi reduzido à um jogo barato entre narrativas ideológicas vazias e grandes golpes midiáticos. Reduzida  a política a um grande circo de horrores nada mais natural do que a espetacularização da prisão de políticos corruptos. Trata-se de um simbólico golpe às oligarquias de poder em um cenário onde se estabeleceu um verdadeiro abismo entre sociedade política e sociedade civil. Por mais excessiva que seja a ação do judiciário, em um república das bananas que nunca foi de punir políticos corruptos, é preciso também considerar a reação conservadora e coorporativa dos políticos profissionais contra qualquer ameaça ao atual status quo. Em tempos de crise republicana, um pouco de caos  e golpes de força é uma consequência no mínimo previsível no embate entre o judiciário e os demais poderes. Um judiciário que no momento propício também será questionado. Que a sociedade civil não apenas comemore as prisões que tendem a se multiplicar alimentando catases midiáticas,  mas se mobilize frente a calamitosa desqualificação da política promovida pelos ditos representantes do povo. O poder está nu....e virou caso de polícia. Mas precisamos também de uma resposta da sociedade que aponte para radicalização da democracia à margem de todos os partidos e políticos.

SOBRE A PRISÃO DE SERGIO CABRAL E GAROTINHO

Crime e Politica estão de tal modo associados aos protocolo das praticas politicas institucionais tupiniquins  que precisamos urgentemente repensar as rotinas do poder nesta nossa patética república das bananas.

O emblemático caso das prisões quase simultâneas de dois ex governadores do Estado do Rio de Janeiro nesta ultima semana, um por envolvimento em recebimento de propinas milionárias e outro por crimes eleitorais e abuso de poder,  mostram o atual  nível de degradação da esfera pública.

A politica profissional, de fato, se tornou um negócio sujo e nossas gangues politicas partidárias, sejam de esquerda ou direita, buscam resistir as investidas de um judiciário que promete não ter limites e nem recuar. Qualquer que seja o resultado desta queda de braço, será sem sombra de duvidas escandaloso.... Mas que percam os políticos neste momento!!!!

SOBRE A POLITICOFARIA TUPINIQUIM

A vida está se tornando reféns do absurdo político. Somos vítimas do jogo sujo dos políticos profissionais porque a democracia não cabe nos arranjos de poder que sustentam o formalismo podre de nossa republica das bananas.

O que sei é que tem sido cada vez mais desagradável falar sobre política. Quanto mais remoemos o assunto mais nos surpreendemos atolados no absurdo da politicofaria tupiniquim. 
A república está morta...

domingo, 13 de novembro de 2016

UM LUGAR NENHUM CHAMADO BRASIL

Nunca fui um bom brasileiro.
Jamais pretendi me tornar
um cidadão respeitável.
Afinal, como me encaixar
nos moldes de tão horrenda nacionalidade?
Não serei mais um cego
seguindo em uma multidão de dementes.
No Brasil não se brinca de liberdade,
não se adivinha o sentido do mundo.
Vivemos em um país a margem da História,
arcaico e fechado em sua miséria,
mitos e aberrações
de sociedade e Estado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

SOBRE A NATUREZA DA POLÍTICA

Personas ideológicas nos conduzem aos paraísos artificiais  da boa consciência da embriaguez da grande verdade. É assim que seduzimos a deusa razão  contra o obscurantismo do mundo, que fazemos tudo fazer sentido através do imperativo do progresso e da evolução humana. A verdade é pura e cristalina como a agua de uma fonte antiga. Tudo que existe é o certo e o errado, o bem, e  o mal, a ignorância e a sabedoria.
Seria realmente lamentável se algum espirito delinquente e anárquico, astuciosamente nos envenenasse com palavras embriagadas.  Imaginem se nos fosse dito, por exemplo, que neste ermo chamado Brasil não se precisa ser de direita para criticar  e se opor ao PT e seus pares, tanto quanto não é necessário ser de esquerda para fazer oposição ao governo Temer.
Imagine alguém dizer que politica não é ideologia, mas  a construção de um espaço público fundado no consenso e na pluralidade de vozes e não em partidos e bandeiras. Imagine alguém dizer que direitos civis e direitos humanos é uma questão de cidadania e não de opinião ou posição politica?
É. Seria muito louco....

DONALD TRUMP E OS POLÍTICOS BRASILEIROS

As  manifestações tanto simpáticas quanto as antipáticas a surpreendente vitória de Donald Trump no recente pleito eleitoral norte americano expõe de modo realmente franco a miopia elementar da opinião pública tupiniquim e seu provincianismo tacanho.

Trump, afinal, no contexto politico dos USA, personifica um discurso nacionalista e provinciano anti- globalização. O mesmo que em outro contexto e variação provocou a saída do Reino Unido da União Europeia. Por aqui, os que ainda se orientam pela velha definição ideológica de esquerda e direita,  cada um a sua maneira, propõe algum tipo de projeto nacional desenvolvimentista  que , absolutamente, não é incompatível com aquilo que o novo presidente representa no contexto da politica norte americana.

É muito comum por aqui digerir os acontecimentos globais através de um filtro local, como se fosse possível reduzir a realidade do mundo inteiro a bolha existencial do brasileiro médio e seu mundinho tropical. Mas o fato é que Trump poderia fazer muito sucesso no Brasil, revelando-se muito mais inteligente politicamente do que todos os políticos ditos de direita e de esquerda somados.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

BREVES AFORISMOS SOBRE A REALIDADE POLITICA II

A politica é a estranha arte de comover até mesmo seus adversários. Não importa o tamanho de sua hipocrisia.

@

Hoje em dia já não funciona mais fazer politica através de palavras de ordem e bandeiras ideológicas. Todos sabem que ideias bonitas não transformam o mundo.

@

A politica tem sido até hoje a simples e cruel divisão da sociedade entre uma maioria de dirigidos e uma minoria de dirigentes em conflito.

@

Em uma democracia os políticos aprendem a mentir com maior sinceridade.

@

Os governos estão sempre errados. Principalmente quando populares.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A CULTURA DO MILAGRE

É evidente que as pessoas andam insatisfeitas com os rumos da politica nacional. Elas verbalizam o fato sem qualquer pudor nas ocasiões mais corriqueiras.

Apesar disso, não há evidentes sinais de revolta e convulsão popular. São visíveis apenas os discursos baratos de velha esquerda que não apontam qualquer solução fora do delírio ideológico que pouco sabe sobre o mais concreto da realidade.


Os vastos anos de autoritarismo não explicam tanta inercia e apatia diante de uma crise tão evidente e grave, seja no plano politico ou econômico. Mas é inegável que a maioria da população esta condicionada a aguardar por um grande líder nacional que lhes presenteie com algum tipo de redenção milagrosa. Há coisas que a politica não explica, como esta vocação psicológica para esperar que tudo sempre se resolva independente de nossas atitudes e iniciativas. 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

BREVES AFORISMOS SOBRE A REALIDADE POLÍTICA

O problema dos discursos políticos é que eles nunca estão comprometidos com a verdade.
@
As ideologias são como as irmãs  mais novas da  religião.
@
Partidos políticos são apenas maquinas de prestigio e dinheiro
@
Não importa o resultado, o povo sempre perde as eleições...
@
Não há inimigos eternos na politica porque nela não existem amigos.
@
Quem prova um mandato parlamentar ou executivo geralmente quer outro.
@
A politica conduz a outros vícios e se alimenta deles.
@
Honestidade e politica  é uma combinação rara. Mesmo quando acontece, alguém acaba sendo roubado.


CRIME , CASTIGO E CORRUPÇÃO

Chega a ser surpreendente que diante do cotidianos escândalos de corrupção que nas ultimas décadas tornaram-se recorrentes nos noticiários, a resposta mais contundente tenha sido a operação Lava Jato. Considerando que a corrupção faz parte do modo como a politica funciona no Brasil, era de se esperar mais investigações de norte a sul, não apenas no âmbito da União, como também dos Estados e Municípios.


A Lava Jato, ainda em curso e questionável em seus métodos e focos, permanece sendo uma referencia de esperança de que finalmente políticos e empresários, sem importar o prestigio e o poder econômico, o aspecto ideológico  ou cacife politico, possam finalmente acabar na cadeia como qualquer outro criminoso. 

A VITÓRIA DO VOTO NULO NAS ELEIÇÕES DE 2016: EXPECTATIVAS PARA O FUTURO


A esmagadora e inequívoca vitória do voto nulo nos dois turnos das eleições municipais deste ano, em especial no município do Rio de Janeiro, expõe a profunda insatisfação de significativa parte da população com o atual cenário politico. Assim como com as alternativas oferecidas pelos partidos políticos tradicionais, independente de seu espectro ideológico. O que realmente esta em xeque é o atual modelo politico referendado por todos através do velho e viciado jogo da disputa  pelo poder. Não ganhamos nada com isso.

Se por um lado esta insatisfação não produz uma nova onda de protestos e as ruas aparentem calma,  há um mal estar que ronda a politica nacional e, esperamos nós, que se desdobre de modo mais contundente nas eleições presidenciais de 2018, revelando a crise do atual modelo politico e a toscaria do jogo do poder patrocinado por todos os partidos.


PARA ALÉM DAS UTOPIAS POLITICAS

Hoje alguns ideais utópicos ainda inspiram a politica tupiniquim. Seja através das ideias teocráticas conservadoras de um movimento neo evangélico, seja através do ideal retrô séc. XX de alguns grupos de esquerda que ainda defendem o socialismo. Contra eles se impõe a própria politica contemporânea, que se caracteriza cada vez mais pela construção de consensos pragmáticos e governabilidades de ocasião. Muitas vezes conformadas ao mais descarado fisiologismo institucional. 

O povo, por sua vez, permanece conformado ao simples jogo eleitoral e a variação de humores da opinião pública frente aos desmandos e desatinos de seus supostos representantes. Mas, diferente do século XX, o pensamento utópico parece cada vez mais distante das reivindicações sociais e, mesmo aqueles que dizer falar em nome do socialismo e de uma suposta justiça social, revelam-se tão pragmáticos e fisiológicos quanto seus adversários.



PIOR CENÁRIO DE MUNDO

Era mais um dia qualquer
Cheio de escândalos de corrupção,
Assassinatos,  assaltos
Discursos políticos e miséria cultural.
Só não era pior que a programação
Da televisão.
Por outro lado,
Tínhamos medo de novidades.
Sabíamos que apenas o pior

Ainda era possível. 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

A ATUALIDADE DO VOTO NULO

O voto nulo é um sintoma da falência de um dado tipo de politica. É cada vez mais difícil acreditar em governos e partidos políticos, ideologias, bandeiras  e princípios dos ditos representantes do povo.

Queremos mais do que a migalha do poder representativo. Queremos a liberdade e a vida, um futuro  sem tantas mentiras e hipocrisias. Nosso parlamento esta em toda a parte... Ele é a rua.