As manifestações tanto simpáticas quanto as antipáticas a surpreendente vitória de Donald Trump no recente pleito eleitoral norte americano expõe de modo realmente franco a miopia elementar da opinião pública tupiniquim e seu provincianismo tacanho.
Trump, afinal, no contexto politico dos USA, personifica um discurso nacionalista e provinciano anti- globalização. O mesmo que em outro contexto e variação provocou a saída do Reino Unido da União Europeia. Por aqui, os que ainda se orientam pela velha definição ideológica de esquerda e direita, cada um a sua maneira, propõe algum tipo de projeto nacional desenvolvimentista que , absolutamente, não é incompatível com aquilo que o novo presidente representa no contexto da politica norte americana.
É muito comum por aqui digerir os acontecimentos globais através de um filtro local, como se fosse possível reduzir a realidade do mundo inteiro a bolha existencial do brasileiro médio e seu mundinho tropical. Mas o fato é que Trump poderia fazer muito sucesso no Brasil, revelando-se muito mais inteligente politicamente do que todos os políticos ditos de direita e de esquerda somados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário