Soberania é autonomia popular, não cabe nas urnas ou no fisiologismo dos partidos politicos. Infelizmente, ainda estamos longe de reinventar a politica contra o julgo oligarquico.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sábado, 24 de julho de 2021
IMPEACHMENT X SEMI PRESIDENCIALISMO
Em um novo dia de sábado dedicado a protestos em todas as grandes capitais pelo impeachment de Bolsonaro, é mais uma vez patente a indiferença das oligarquias politicas, entrincheiradas nas instâncias de poder estatal, a voz das ruas. Interpretadas por elas, erroniamente, como mero palanque dos setores oligarquicos oposicionistas, as manifestações não afetam o jogo elitista do poder monopolizado pelos profissionais da politica que, como alternativa ao impeachment e as mazelas do atual sistema politico, ensaiam um " semi presidencialismo" como altwrnativa ao impeachment. Mais do que nunca é preciso repetir que fora Bolsonaro é pouco. É preciso quebrar a dominação oligarquica, arrancar os privilegios dos ditos representantes do povo; gritar fora todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário