Análises econômicas ou de conjuntura politica, tal como toneladas de estatísticas, não nos proporcionam um entendimento seguro da realidade e muito menos propiciam um diagnóstico da vida coletiva. Caso contrário, já viveríamos no melhor dos mundos possíveis . Políticos ou intelectuais "Iluminados" é o que mais tem por aí. Mas nenhuma de suas formulações penetra na vida cotidiana ou muda o movimento das coisas reais que perpassa as pessoas.
A vida não muda pelos saberes e poderes que lhe configuram, mas pelo contágio de uma insatisfação coletiva. Geralmente suas motivações são múltiplas e condicionadas ao capricho de dadas circunstâncias sociais quase imprevisíveis, visto que em Boa medida, são irracionais.
Por isso pouco me importa os devaneios dos acadêmicos de plantão. Quero saber daquela magia que contamina multidões e transforma a vida no terremoto da ordem estabelecida. A receita deste feitiço não está nos livros ou teorias, mas no coração da multidão que sofre, que se angústia, com as mazelas do dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário