segunda-feira, 26 de junho de 2017

O ELITISMO REPUBLICANO NO BRASIL

“Tanto vai dos homens que fundaram este regímen [de 1891] aos que o estão gargantuando, tanto da democracia jurídica, em que, há vinte e cinco anos, encarnávamos o nosso ideal, à demagogia anárquica, misto de cesarismo e indisciplina, pretorianismo e jacobinismo, em que os ideais de hoje supuram o seu vírus” Rui Barbosa, O Supremo Tribunal Federal na Constituição Brasileira, 1914.

Como é sabido, a Republica foi fundada na luso américa  em 15 de novembro de 1898, através de um golpe militar que depôs uma monarquia constitucional que estava longe de ser impopular. Desde então, teve seis constituições ( 1891,1934,1937,1946, 1967 e 1988)  e uma historia marcada pela instabilidade, autoritarismo e elitismo.

Tomando por referencia a carta magna como ato fundador de uma república, podemos dizer que a republica no Brasil foi refundada cinco vezes até agora. Estaríamos, portanto, na 6º republica. Todas elas foram, de formas variadas, definidas pelo elitismo e autoritarismo. Nunca se viu nesta parte do continente americano qualquer tendência a democracia, revelou-se, ao contrario, de modo precoce, a continua vocação despótica do poder politico e o pouco respeito a ordem jurídica.  


Nenhum comentário: