Para os menos favorecidos tudo é dificultade e afirmação do estigma de cidadãos de segunda categoria em uma República elitista. Em tempos de pandemia o governo promove aglomerações em filas do sofrimento.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sexta-feira, 24 de abril de 2020
REFLEXÕES SOBRE O BRASIL DO CORONA VIRUS XVII
As filas formadas nas agência da Caixa Econômica no país inteiro, por conta das exigências para o recebimento do auxílio emergencial do governo de 600 reais , os tantos candidatos com o cadastro ainda em estado de análise, fazem o pequeno benefício governamental una grande humilhação para a população mais humilde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário