Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
A DECADÊNCIA DA POLÍTICA
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
UM INFERNO CHAMADO BRASIL
Talvez seja o Brasil na realidade o inferno e todos os políticos não passem de uma legião de demônios atormentadores. Caso tal fantasia fosse real, certamente seria mais fácil entender e explicar a realidade nacional.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
OS LIMITES DAS IDEOLOGIAS
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
RACISMO INVISÍVEL
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
COMO FUNCIONA O ATUAL SISTEMA POLITICO
ABSURDO OLIGÁRQUICO
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
SOBRE AS NEGOCIATAS ELEITORAIS
OS LIMITES DA REPÚBLICA
ÏNão tenho qualquer simpatia pelo parlamentarismo monárquico, mas não posso deixar de chamar atenção para uma curiosidade histórica. A república nunca teve um dirigente comparável a Pedro II em termos de vocação humanista e civilizatório. A cultura republicana no Brasil, sempre se associou ao elitismo e ao autoritarismo. Isso, desde sua fundação, através de um golpe militar. A indiferença popular ao feriado da proclamação da república é uma das expressões do quanto a cultura republicana que se estabeleceu por aqui nunca foi capaz de formar heróis que dessem brilho ao regime. Inventaram o Tiradentes como mito da luta republicana, mas jamais foi possível converter um dirigente republicano em inconteste herói nacional. A republica tupiniquim, marcada por tantas crises e instabilidades, tantos anos de ditadura, sempre deixou muito a desejar e se consolidou, do ponto de vista da cidadania , uma espécie de república que nunca foi, do ponto de vista de seus supostos ideais.
terça-feira, 14 de novembro de 2017
A MISÉRIA DA REPÚBLICA
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
BRASIL: PAÍS DE MISERÁVEIS!
obs: os dados utilizados aqui são de 2013 e meramente ilustrativos de uma situação que só se modifica para pior
2014 E A AGENDA NACIONAL
O CETICISMO DAS MASSAS
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
A VIDA FÁCIL DO PARLAMENTO BRASILEIRO
A TOMADA DE TRÊS PINOS E O ARCAÍSMO NACIONAL
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
CRIME E GOVERNO
Desde o início, em 2014, de uma investigação mais sistêmica da corrupção no Brasil, através da Operação Lava Jato e seus desdobramentos, a noção de crime, até então associada ao tráfico de drogas e latrocínios, passou a ser vinculada a prática política. De repente nos demos conta de que organização criminosa também define autoridades que usam terno e gravata, partidos políticos e empresários.
A criminalidade e a insegurança pública alcancaram o Estado, mesmo que isso não seja admitido pelos tantos bandidos que permanecem no poder. O fato é que agora é de conhecimento público que os piores bandidos não usam armas, mas a caneta. Caso exemplar disso é o de Sérgio Cabral, ex governador do Rio, cuja lista de crimes é de dar inveja a qualquer estelionatário. Estado este cuja as finanças andam mal das pernas. Ao contrário dos acordos e privilégios dos que frequentam as salas do poder.
IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
BRASIL: PAÍS DE MISERÁVEIS E DESERDADOS
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
O ANARQUISMO NOSSO DE CADA DIA
domingo, 5 de novembro de 2017
A DOENÇA COMO REMÉDIO
O sentimento de insegurança em relação a vida social é a medida da saúde da " vida nacional". Quando coletivamente nos sentimos insatisfeitos com a administração pública, com os dilemas da economia, com a violência urbana, nos surpreendemos a mercê de alternativas autoritárias de coesao social .
. É quando se fortalecem os populismos de todas as espécies e os salvadores da pátria. Eis os sintomas de uma sociedade acometida pela infermidade do autoritarismo da salvação nacional da ordem. Na politica, a doença sempre se oferece como solução aos males da sociedade.