O sentimento de insegurança em relação a vida social é a medida da saúde da " vida nacional". Quando coletivamente nos sentimos insatisfeitos com a administração pública, com os dilemas da economia, com a violência urbana, nos surpreendemos a mercê de alternativas autoritárias de coesao social .
. É quando se fortalecem os populismos de todas as espécies e os salvadores da pátria. Eis os sintomas de uma sociedade acometida pela infermidade do autoritarismo da salvação nacional da ordem. Na politica, a doença sempre se oferece como solução aos males da sociedade.
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
domingo, 5 de novembro de 2017
A DOENÇA COMO REMÉDIO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário