Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
domingo, 31 de dezembro de 2017
ECONOMIA POLÍTICA
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
APATRIADOS
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
PODRIDÃO POLÍTICA
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
FIM DE ANO
É sempre a mesma melancolia,
Aquela falta de esperança
E revolta contida.
Aquela realidade subdesenvolvida.
As mesmas mentiras nos jornais,
Toda forma de hipocrisia.
É sempre o mesmo vazio,
A mesma falta de perspetiva.
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
O VOTO COMO ELE É
O BRASIL QUE NOS ADOECE
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
DESMANDOS POLÍTICOS
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
MISÉRIA ESTATAL
COMO FUNCIONA O PODER
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
REPUBLICA, BARBÁRIE E ARCAISMO NACIONAL
quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
IMORALIDADES POLITICAS
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
O PREÇO DA PASSIVIDADE
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
CONSUMO E MISÉRIA
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
SOBRE O BRASILEIRO MÉDIO
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
OPINIÃO E CONJUNTURA NACIONAL
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
A DECADÊNCIA DA POLÍTICA
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
UM INFERNO CHAMADO BRASIL
Talvez seja o Brasil na realidade o inferno e todos os políticos não passem de uma legião de demônios atormentadores. Caso tal fantasia fosse real, certamente seria mais fácil entender e explicar a realidade nacional.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
OS LIMITES DAS IDEOLOGIAS
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
RACISMO INVISÍVEL
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
COMO FUNCIONA O ATUAL SISTEMA POLITICO
ABSURDO OLIGÁRQUICO
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
SOBRE AS NEGOCIATAS ELEITORAIS
OS LIMITES DA REPÚBLICA
ÏNão tenho qualquer simpatia pelo parlamentarismo monárquico, mas não posso deixar de chamar atenção para uma curiosidade histórica. A república nunca teve um dirigente comparável a Pedro II em termos de vocação humanista e civilizatório. A cultura republicana no Brasil, sempre se associou ao elitismo e ao autoritarismo. Isso, desde sua fundação, através de um golpe militar. A indiferença popular ao feriado da proclamação da república é uma das expressões do quanto a cultura republicana que se estabeleceu por aqui nunca foi capaz de formar heróis que dessem brilho ao regime. Inventaram o Tiradentes como mito da luta republicana, mas jamais foi possível converter um dirigente republicano em inconteste herói nacional. A republica tupiniquim, marcada por tantas crises e instabilidades, tantos anos de ditadura, sempre deixou muito a desejar e se consolidou, do ponto de vista da cidadania , uma espécie de república que nunca foi, do ponto de vista de seus supostos ideais.
terça-feira, 14 de novembro de 2017
A MISÉRIA DA REPÚBLICA
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
BRASIL: PAÍS DE MISERÁVEIS!
obs: os dados utilizados aqui são de 2013 e meramente ilustrativos de uma situação que só se modifica para pior
2014 E A AGENDA NACIONAL
O CETICISMO DAS MASSAS
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
A VIDA FÁCIL DO PARLAMENTO BRASILEIRO
A TOMADA DE TRÊS PINOS E O ARCAÍSMO NACIONAL
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
CRIME E GOVERNO
Desde o início, em 2014, de uma investigação mais sistêmica da corrupção no Brasil, através da Operação Lava Jato e seus desdobramentos, a noção de crime, até então associada ao tráfico de drogas e latrocínios, passou a ser vinculada a prática política. De repente nos demos conta de que organização criminosa também define autoridades que usam terno e gravata, partidos políticos e empresários.
A criminalidade e a insegurança pública alcancaram o Estado, mesmo que isso não seja admitido pelos tantos bandidos que permanecem no poder. O fato é que agora é de conhecimento público que os piores bandidos não usam armas, mas a caneta. Caso exemplar disso é o de Sérgio Cabral, ex governador do Rio, cuja lista de crimes é de dar inveja a qualquer estelionatário. Estado este cuja as finanças andam mal das pernas. Ao contrário dos acordos e privilégios dos que frequentam as salas do poder.
IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
BRASIL: PAÍS DE MISERÁVEIS E DESERDADOS
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
O ANARQUISMO NOSSO DE CADA DIA
domingo, 5 de novembro de 2017
A DOENÇA COMO REMÉDIO
O sentimento de insegurança em relação a vida social é a medida da saúde da " vida nacional". Quando coletivamente nos sentimos insatisfeitos com a administração pública, com os dilemas da economia, com a violência urbana, nos surpreendemos a mercê de alternativas autoritárias de coesao social .
. É quando se fortalecem os populismos de todas as espécies e os salvadores da pátria. Eis os sintomas de uma sociedade acometida pela infermidade do autoritarismo da salvação nacional da ordem. Na politica, a doença sempre se oferece como solução aos males da sociedade.
CARÊNCIA NACIONAL
DISCURSOS DE CAMPANHA
terça-feira, 31 de outubro de 2017
POLITICA E MENTIRAS
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
NOTA SOBRE ARRECADAÇÃO PUBLICA
domingo, 29 de outubro de 2017
POR UMA CULTURA DO VOTO NULO
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
TIPOLOGIA SOCIAL E MUDANÇA
Pode-se dizer que na vida pública, que é o nosso mais banal cotidiano comum, existem basicamente três tipos de pessoas: as que mandam, as que obedecem e as que questionam. Destas últimas depende o futuro, enquanto horizonte de mudanças e transformações constantes. Elas são aferidas inimigas dos arcaísmo da ordem estabelecida e do senso comum. Elas são as que vivem intensamente os dilemas mais profundos da contemporaneidade.
BRASIL E MEDIOCRIDADE POLITICA
Definitivamente, não é a popularidade que sustenta um governo. Caso contrário o Temer não seria mais presidente. É claro que pesa um pouco o fato de que, seu merecido afastamento por corrupção, apenas estabeleceria um governo provisório capenga, responsável pela mesma agenda conservadora hoje estabelecida. Assim, o jogo político se sobrepõe a justiça. O que prova que a corrupção não é o único problema do atual sistema político. O corporativismo oligárquico tende sempre a manter tudo como está. Independentemente do resultado das eleições de 2018, somos reféns dos políticos em uma das piores democracias do mundo. Por aqui a cidadania é uma formalidade vazia estabelecida pelo tácito acordo de mediocridade entre os políticos e a sociedade. Carecemos de uma cidadania ativa e mesmo de um bom nível de formação cultural que permite vislumbrar um país menos problemático.
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
CRISE, ESTADO E CORRUPÇÃO
A LEI DA CORRUPÇÃO
a corrupção
pode ser legal
na verba liberada,
no acordo politico,
no direito ao privilégio,
no favor de amigo,
nas palavras do advogado,
e, acima de tudo,
no compromisso entre bandidos.
Aliais, todo politico é um pouco bandido...