Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ele é atingido por pelo menos seis raios ao ano. Em 2014, por exemplo, parte do dedo polegar da mão direita do monumento quebrou após ser atingida por um raio durante um temporal de verão. Uma fotografia captou o momento exato da descarga elétrica:
Segundo Benedict Anderson em seu clássico estudo “Nação e Consciência Nacional, um estado nação é uma comunidade política imaginária, uma dessas estranhas construções culturais da modernidade. Particularmente, diria ainda que algumas imaginações nacionais mostram-se mais funcionais enquanto outras, por uma serie de variáveis, são tragicamente desfuncionais e carnavalescas versões de qualquer fantasia nacionalista ideal. O exemplo brasileiro enquadra-se, naturalmente, neste ultimo caso...
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
REFLEXÕES SOBRE O BRASIL DO CORONA VIRUS XLIII
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
REFLEXÕES SOBRE O BRASIL DO CORONA VIRUS XLII
domingo, 19 de dezembro de 2021
POLÍTICA E FISIOLOGISMO
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
A ESCANDALOSA SOBREVIVÊNCIA DO DESGOVERNO BOLSONARO
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
BRASIL:PAÍS SEM FUTURO
PÓS ESCRAVIDÃO, RACISMO E POLÍCIA
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
GUERRAS SECRETAS
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
REFLEXÕES SOBRE O BRASIL DO CORONA VIRUS XLI
sábado, 27 de novembro de 2021
CONFORMISMO DE SÍSIFO
terça-feira, 23 de novembro de 2021
A FRAGILIDADE DA ORDEM
sábado, 20 de novembro de 2021
RACISMO E IDENTIDADE NACIONAL
ACORDE!
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
ULTRA MODERNIDADE
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
REPUBLICA DAS BANANAS
sábado, 13 de novembro de 2021
TRABALHO & ROUBO
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
A VIDA QUE É
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
CONDENADOS
POLÍCIA
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
O PARLAMENTO COMO NEGÓCIO
CONFISSÃO LIBERTÁRIA
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
CETICISMO POLÍTICO
BOLSONARO E A COP26
Para quem tem ainda na memória a realização da reunião de cúpula da ONU sobre Meio Ambiente, conhecida como Rio-92, a participação do Brasil na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26), há de ficar na lembrança como uma inacreditável tragédia. Mesmo sem a participação direta do inergumeno presidente deste país, o Brasil consolidou de vez, sob seu desgoverno, a posição de pária mundial diante da emergência climática que ameaça o futuro da própria espécie humana.
Se já não cabe esperar muito das deliberações dos políticos do primeiro mundo sobre a questão, resta a nós, desesperar de vez, com a paródia terceiro mundista de ditador de república das bananas que é Bolsonaro.
Os danos ao meio ambiente no território nacional e, especialmente na Amazônia, entre queimadas , garimpos e venda de madeira ilegal, são praticamente irreversíveis a médio prazo. Mas, mesmo se essa fosse uma projeção pessimista, tentar pensar a situação de modo mais generoso, é questionar se, depois do atual desgoverno, ainda existirá um Brasil para cinicamente reivindicar sua parte do território da Amazônia entre as nações vizinhas, já que tanto se empenha pela sua destruição ( e isso não começou com o desgoverno bolsonaro) .
Quanto aos acordos, até agora, assinados pelo Brasil na COP26, sob pressão norte americana, seja o de redução de 30 % da emissão de Metano até 2030, ou o de zerar o desmatamento até o mesmo ano, sabemos que dificilmente tais metas serão alcançadas. Afinal, o lunático do Planalto há de manter sua insana política de destruição ambiental.
BOLSONARO NA ITÁLIA: VERGONHA NACIONAL
Em descarado ato de campanha eleitoral na Itália, com o falso pretexto participação no encontro do G20 sobre a emergência climática, e financiado pelos cofres públicos, Bolsonaro e sua trupe mais uma vez sapateiam sobre a Republica, enquanto instituição, e avacalham nosso já duvidoso regime democrático.
Em claro diálogo com a extrema direita italiana, Bolsonaro, não teve pudor em recorrer, através de seus seguranças ,a violência para reprimir representantes da imprensa brasileira que fazia a cobertura do evento.
Pouco adianta repudiar ato tão ditadorial sem que isso acarrete a responsabilização do autor que, ninguém duvida mais, conta com a cumplicidade envergonhada das instituições democráticas em seus arroubos autoritários.
Uma democracia que admite que alguém como Bolsonaro, que no exercício do mandato já cometeu ou acobertou tantos crimes, não é uma democracia e, muito menos, pode-se dizer que as instituições estão funcionando a contento.
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
TEMPOS DE MORTE
sábado, 30 de outubro de 2021
O HOMEM PÚBLICO
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
BILIONÁRIOS E REALIDADE NACIONAL
No último mês de abril, a Revista Forbes publicou um ranking dos Bilionários em 2021. Um dado surpreendente é que o Brasil, mergulhado em crise generalizada, viu aumentar o número de seus milionários enquanto a fome ganha destaque como uma realidade cada vez mais cotidiana na mesa de parcela considerável da população.
No Brasil, o número de bilionários saltou 44% – de 45, em 2020, para 65, este ano, o que demonstra que a concentração da riqueza nacional nas mãos de uma ínfima minoria permanece sendo o traço definidor e secular da realidade tupiniquim. O país é feito para poucos e , nele, poucas vidas importam. A grande massa de indiferentes e anônimos que sustentam a ficção do estado Nação, transfigurados em população, é mero dado estatístico e objeto de controle algoritmo reduzidos a barbárie de suas vidas privadas.
O capitalismo predatório tupiniquim e seus micro poderes ou apetites corporativo moldam a realidade política a imagem e semelhança dos seus interesses rentistas indiferentes a qualquer noção de bem comum. A republica jaz morta e apodrece velada pelos ditos representantes do povo.
Quem se importa com as grandes fortunas?
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
A BOSTA DO LATIFÚNDIO
MEU LUGAR NO MUNDO
domingo, 24 de outubro de 2021
BRASIL: DEIXE-O QUEM PUDER!
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
VIDA MURCHA
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
INJUSTIÇA SOCIAL
FOME E CONTEMPORÂNEIDADE
O Brasil é um país que passa fome. Pelo menos, segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 20 milhões de brasileiros passam fome. E não seria surpresa se a realidade superar as estatísticas já que muitos brasileiros simplesmente não existem para os dados oficias.
Tamanha desfuncionalidade da máquina social, ao não garantir o mínimo necessário a sobrevivência de uma considerável parcela da população, evidencia a falência da República e da política como esfera de construção de um espaço público consagrado ao bem comum e a dignidade humana.
A perseverança da fome, como realidade ( ou barbárie) social, com todos os recursos tecnológicos e materiais que caracterizam hoje a sociedade tupinuquim, é um atestado de falência coletiva de um Estado Nacional estruturalmente perverso. O arcaísmo que ela representa compromete qualquer ideal de civilidade ou "modernidade". Eleva, não apenas a desigualdade, mas a miséria como destino coletivo de boa parte da população, desde o princípio excluída de um projeto de Estado colonial e autoritário.
Dito com todas as letras, o Brasil é um país fracassado como projeto de nação. É um país sem povo (ou contra o povo). Para a maioria de seus habitantes, ele é um grande campo de concentração. Isso não pode mais ser ignorado. Desde os tempos da America Portuguesa, o cativeiro foi a base da formação do nosso " antigo regime" tropical. E mesmo com o fim do Império e a República, a abolição da escravidão não apagou ou superou a cultura do cativeiro, a miséria e a fome, que alimenta as elites locais.
sábado, 16 de outubro de 2021
SOBRE O ÓBVIO
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
NO MUNDO PARALELO DOS POLÍTICOS
domingo, 10 de outubro de 2021
CAMPANHA FORA CRISTO REDENTOR 2021
terça-feira, 5 de outubro de 2021
SOBRE A LEI
O RISCO DO AUTO IMPEACHMENT
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
SOBRE NOSSO FUTURO
domingo, 3 de outubro de 2021
NOTA MARGINAL AO MOVIMEBTO FORA BOLSONARO
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
REVOLTA É MÚSICA
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
1000 DIAS DE DESGOVERNO
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
O ESPECTRO DO ULTRA DIREITISMO
BOLSONARO NA ONU
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
UM DESASTRE CHAMADO BRASIL
que os indios tupi-guaranis chamavam a terra que habitavam, no período da chegada dos portugueses em 1500.
domingo, 12 de setembro de 2021
SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE 12/09
SOBRE O IMPEACHMENT
sábado, 11 de setembro de 2021
O BRASIL COMO ELE É
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
NOTA SOBRE O SETE DE SETEMBRO II
NOTA SOBRE O SETE DE SETEMBRO
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
O DUVIDOSO FIM DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL
SOBRE O ETHOS NEOLIBERAL
O ethos neo liberal, que nos assujeita a racionalidade produtiva mais estrita, que nos reduz a condição de egoístas auto gestores ou empreendedores de nossa miséria, faz da consciência humana um mundo fechado de certezas duvidosas restritas ao pequeno horizonte dos indivíduos.
Na agenda neoliberal, é preciso negar a morte, a caoticidade dos jogos de força e poder que definem o campo de uma realidade social fraturada. É preciso negar tudo que é negativo, contraditório e esquisito, segundo a narrativa do bem viver normativo do progresso material e imaterial da vida privada.
O totalitarismo da consciência escrava de si mesma, tal como a velha ética protestante, convoca todos, através da ilusão do ethos neoliberal, a condição de vencedores, quando cada um de nós já foi vencido por um mundo em colapso onde a necrose tecnológica apodrece as coisas e o corpo.
Infelizmente, os jovens hoje em dia, crescem velhos demais para inventar uma saída ao atemporal de nossa servidão voluntária (sic). Eles sucumbem a falácia do otimismo de um mundo de faz de conta de consumo e progresso ilimitado, mesmo em tempos de emergência climática...
domingo, 29 de agosto de 2021
NINGUÉM SE IMPORTA
RESIGNIFICANDO O BRASIL
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
VAGAS & OPORTUNIDADES
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
O FIM DA NOVA REPÚBLICA E O PRESIDENCIALISMO DE CASERNA
domingo, 22 de agosto de 2021
CONTRA A POLÍTICA DO RESSENTIMENTO E O AUTORITARISMO POPULISTA
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
TERAPIA
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
ENGAJAMENTO
BRASIL: PAÍS SEM FUTURO
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
BOLSONARO X DEMOCRACIA
MISÉRIA E ELITISMO
terça-feira, 17 de agosto de 2021
APÁTRIDAS
BOLSONARO E O FIM DA NOVA REPÚBLICA
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
TEMPOS SOMBRIOS
O ASQUEROSO BRASIL DA ERA BOLSONARO
sábado, 31 de julho de 2021
SEMI PRESIDENCIALISMO E FALÊNCIA DA REPÚBLICA
sexta-feira, 30 de julho de 2021
PRIVATIZAÇÃO
O dia seguinte fechou as portas,
Por falta de esperança, dinheiro,
e coragem.
Estamos quase morrendo de fome,
enquanto a economia prospera
e os corruptos fazem sua festa.
De tanta ganância ,
privatizaram o futuro.
quarta-feira, 28 de julho de 2021
RADICALIDADE POLÍTICA
domingo, 25 de julho de 2021
DERRUBEM AS ESTÁTUAS!
sábado, 24 de julho de 2021
GERAÇÃO Y
IMPEACHMENT X SEMI PRESIDENCIALISMO
quinta-feira, 22 de julho de 2021
DEFININDO A DEMOCRACIA AUTORITARIA
sábado, 17 de julho de 2021
A FALACIA DO VOTO IMPRESSO
quinta-feira, 15 de julho de 2021
SOBRE A SAÚDE DE BOLSONARO OU MORRA O DORICO!
SOBRE A POTÊNCIA DO COMUM
segunda-feira, 5 de julho de 2021
PARA ALÉM DO IMPEACHMENT
sábado, 3 de julho de 2021
ATOS FORA BOLSONARO: 3 DE JULHO/ 2021
sexta-feira, 2 de julho de 2021
IMPEACHMENT , PODERES E AUSÊNCIA DE POVO
No atual jogo oligárquico do poder, o impeachment do Bozo se confunde cada vez mais com a falência definitiva do presidencialismo e a emergência de um novo elitismo político protagonizado pelo fisiologismo legislativo.
O banditismo político partidário nunca esteve tão em alta, como nunca foi tão claro o divórcio entre os três podres poderes de nossa indigesta república.
Infelizmente, nos falta ainda um "povo" e sobram maracutaias e esquemas de corrupção elitistas e criminosos que atestam a estrutural privatização das instituições e negação absoluta do bem comum.